Dental Press Portal

Dr. Nelson Mucha: um legado de amor pela Ortodontia

O Prof. Dr. José Nelson Mucha faleceu nesta terça-feira (06), aos 69 anos, por complicações de um ataque cardíaco. Filho de Francisco Mucha, protético durante a década de 60, o jovem Mucha começou cedo no mundo da Odontologia, quando após o falecimento do pai, que foi seu primeiro mentor, se viu obrigado a estudar a área para continuar o ofício e ajudar a mãe e os cinco irmãos.

Graduado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo/RS, Nelson Mucha recebeu 4 diplomas de Honra ao Mérito por ser o primeiro aluno da turma ao longo de toda a graduação. E esse foi apenas o início de uma carreira estrelar.

Em sua formação consta também uma especialização em Prótese Dental pela Unicamp – Piracicaba (1977), mestrado em Odontologia – Ortodontia, UFRJ (1980) e doutorado em Odontologia – Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Foi também professor de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da UFRJ de 1990 – 1994 e  Coordenador do Programa de Mestrado em Ortodontia da mesma instituição. A partir de 1994 se tornou parte do corpo docente da Universidade Federal Fluminense, aonde lecionou até o fim.

Ao longo de 44 anos no ramo da Ortodontia, Nelson Mucha atuou como professor de graduação, pós-graduação e especializações no Brasil e no exterior, foi presidente da Sociedade Brasileira de Ortodontia (1987-1989), foi também um dos criadores e ex-Diretor do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial, além de consultor de 9 revistas científicas, incluindo duas revistas da Dental Press. Na Dental Press, Mucha sempre marcava presença nos cursos de Excelência na Ortodontia, ministrando aulas bastante elogiadas por todos.

Apesar de ser dono de uma extensa produção acadêmica, a influência de José Nelson Mucha ultrapassou os campos da Odontologia. Foi mentor, “guru” e amigo de muitos, e sua partida deixa muita saudade nos corações de todos que tiveram a honra de conviver com este grande homem e profissional.

“Perdi as contas de quantas aulas dele já assisti e chamava à atenção como que se alegrava com nossos sinceros, mas já enfadonhos elogios, sinal de sua humildade e paixão pelo ofício”, escreveu o Dr. Bruno Furquim em homenagem póstuma.

“Mente brilhante, onde a simplicidade, a síntese e as habilidades, afloravam de maneira natural! Professor de valores e ética impecáveis e exemplares! Únicos! Eternos! Sua Luz, sementes de genialidade, sabedoria, conhecimento, generosidade, amor, transcendência, altruísmo e ensinamentos germinarão para todo o sempre!”, escreveu a Dr. Maria Lúcia Mucha, esposa do ortodontista.

Sempre presente conosco, enviamos nossas condolências aos familiares e amigos. Que encontremos força em momentos tão difíceis, mas também que nunca nos esqueçamos de como sua presença e genialidade transformou a Ortodontia.

Sair da versão mobile