Dental Press Portal

Multidisciplinaridade auxilia no tratamento de macrodontia

Em um estudo realizado por pesquisadores da Autran Dental Academy (Espanha), o relato de um caso clínico de macrodontia mostrou a importância de um tratamento multidisciplinar para vencer os desafios desta anomalia congênita e garantir um resultado satisfatório ao paciente.

A presença de macrodontia no segmento anterossuperior impõe um desequilíbrio significativo na harmonia do sorriso, afetando proporções dentárias, simetria e arranjo dos dentes, e tendem a ser um grande problema quanto à restauração estética, uma vez que os dentes consomem muito espaço disponível da arcada, deslocando os dentes adjacentes, desviando a linha média e alterando a proporção e harmonia com os outros dentes na arcada 9,10, o que leva ao colapso e disfunção estética do segmento anterior.

O estudo, intitulado “Aesthetic planning and multidisciplinary treatment in cases with macrodontia in the anterior segment: a case report” e publicado na revista Journal Of Clinical Dentistry and Research (volume 14, número 1), teve como objetivo descrever o planejamento, sequência e execução do tratamento para resolver o caso de macrodontia do dente #11 em um paciente pediátrico, mediante uma abordagem multidisciplinar.

Caso clínico

Paciente do sexo masculino, com doze anos de idade, sem antecedentes médicos, apresentou-se na clínica odontológica para corrigir a aparência de seus dentes por meio do tratamento ortodôntico. O motivo da consulta foi: “Tenho caninos salientes e dentes enormes”.

As alterações no tamanho dos dentes anteriores envolveram uma série de desafios estéticos. O tratamento multidisciplinar com ajuda do ortodontista e do periodontista prepara as condições adequadas do segmento anterior, distribuindo os espaços e as proporções das coroas clínicas para a subsequente restauração estética com compósitos diretos. Os compósitos sempre podem ajudar a resolver detalhes finais, oferecendo maior simetria e anatomia, para um resultado mais satisfatório, sendo uma técnica minimamente invasiva e previsível, graças à adesão.


Gostou deste estudo? Confira ele na íntegra e mais artigos científicos de Odontologia Estética na Revista Journal Of Clinical Dentistry and Research, publicação oficial da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE).  Saiba mais aqui!

Sair da versão mobile