Dental Press Portal

Morre Donald H. Enlow, pioneiro nos estudos da morfologia craniofacial.

Donald H. Enlow  teve extensa experiência. De ensino e envolvimento com a pesquisa, juntamente com o seu interesse crescente em paleontologia e biologia óssea, o levou ao desenvolvimento de uma das coleções mais notáveis ​​histológicos comparativos de slides do mundo, de cerca de 100.000. Sua pesquisa na área de biologia de tecidos duros e remodelação óssea ajudou a estabelecer os princípios pelos quais o osso é mantido e se adapta às suas circunstâncias mecânicas.

Sua experiência em desenvolvimento craniofacial, especialmente em relação à ortodontia, também é amplamente reconhecida como a base para a compreensão do papel que os mecanismos de crescimento e remodelação óssea no desenvolvimento da face infantil. Os princípios arquitetônicos que definem a face, como descrito por Enlow, também forneceram uma visão sobre a morfologia craniofacial primata comparativo e suas variação. Enlow, em todas sua carreira recebeu muitos elogios por sua grande contribuição para a pesquisa científica.

 

entrevista

A Dental Press publicou uma longa entrevista com Dr. Donald Enlow, disponível online em duas,
acesse-as no links aqui: primeira e segunda.

 

Segundo a Dra. Lucelma Vilela Pieri, pós-doutora em Ortodontia na USP-Bauru, que atualmente era também sua aluna nos Estados Unidos: “há pessoas que já nascem gênios e isso já é manifestado na primeira infância. O Dr. Enlow é um exemplo vivo de um gênio nato. A sua mente lúcida e brilhante vai além dos seus livros, artigos e arquivos do seu computador. Como todo gênio e sábio, ele se mostrou humilde, educado e aberto a dividir comigo todos os seus conhecimentos sobre CRESCIMENTO FACIAL, REMODELING, a me ajudar na nossa pesquisa de BELEZA FACIAL e a iniciar com ele uma nova pesquisa sobre GENÉTICA. Eu sou muito grata a Deus por ter colocado o Dr. Enlow no meu caminho como uma benção, trazendo novos sonhos e esperança para o futuro. Espero sempre ser digna de sua confiança e generosidade caminhando de mãos dadas na ciência e na vida com simplicidade e amor. Só eu sei o quanto a perda do Dr. Enlow representa para mim. A minha alma chora! Ele viverá através do Centro Donald Hugh Enlow de Crescimento e Desenvolvimento Humano (The Donald Hugh Enlow Center for Human Growth and Development). Ele prometeu ser o meu anjo, e eu sei que ele sempre estará ao meu lado neste nosso grande sonho, que segundo ele era o maior desafio da vida dele. Ele reconheceu eu, uma simples brasileira que sempre gostou de estudar desde a infância, para doar a sua gravata de búfalo de prata esterlina que ele usou por mais de 50 anos nos Estados Unidos e em mais de 34 países. Ele me deu os direitos legais de uso do seu próprio nome em caráter gratuito, exclusivo e vitalício no mundo para eu criar o Centro Donald Hugh Enlow. Além disso, ele me deu os direitos autorais de seus livros. Eu sei que os nossos estudos diários de 2 anos e meio foi a maior herança que ele me deixou e nunca ninguém tirará de mim, mas eu compartilharei com todos os alunos que quiserem aprender comigo. Ele me disse que eu tinha dado um futuro para ele com o Centro, que hoje já é uma empresa registrada e o próprio nome dele e suas variáveis são marcas registradas do Centro. Mas, ele me deu o meu futuro e eu viverei para honrar o nome dele no mundo e os conhecimentos que ele me transmitiu. Ele me disse que eu e ele tínhamos mentes gêmeas. Esta foto foi tirada em Março de 2014 e foi escolhida por ele para ser a foto do quadro de parede do Centro”.

 

Dr. Enlow com a Dra. Lucelma Vilela Pieri, do Brasil.

 

O professor Dr. José Fernando Castanha Henriques, em sua página nas redes sociais, também lamentou a morte: “Realmente é uma grande perda, temos o dever de continuar os estudos e divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo Grande Pesquisador e Professor Dr. Enlow”.

 

Dr. Enlow e sua esposa Martha (direita) e adornado com Dr. Enlow usando
todos os acessórios indígenas do São Felix do Xingu, do estado do Pará (Brasil).

 

 

Sair da versão mobile