Dental Press Portal

Morelli lança livro em comemoração aos 40 anos de história

Em tempos de pandemia, quando o noticiário é tomado por informações tristes e pesadas, é essencial recorrer a boas histórias. Uma história bem contada, vale-se de jornadas percorridas e as emoções mais puras de uma empresa e – mais importante – das pessoas que viveram cada fato. 

“O simples é mais eficiente”. A frase, assinada por Oraci Morelli, fundador da Morelli, resume bem um pouco do momento em que vivemos. Apesar da velocidade com que se passa a vida, entre um trabalho e outro, e as efêmeras conversas do cotidiano, há espaço para o simples. Simplesmente ser.

A Morelli lança o livro que narra os 40 anos de história da empresa. Com 172 páginas, cuja autoria é de André Rosa de Oliveira – jornalista, pesquisador e professor universitário da Casper Líbero -, a obra é uma ode aos tempos de trabalho e contribuição da Morelli ao mercado odontológico brasileiro. 

Em uma narrativa envolvente e escrita primorosa, o autor traz diversos aspectos que foram importantes, não somente à empresa, mas, talvez, mais importante: às pessoas que fizeram da Morelli a Morelli. Sobre o processo criativo, trabalho e aspectos inerentes ao livro e por conseguinte a história da empresa, a Dental Press  Oraci Morelli, Diretor e Fundador, Mônica Morelli, Coordenadora de Marketing e filha, e Roger Morelli, Diretor Industrial e sobrinho.

— — — —

DENTAL PRESS – Há quanto tempo a Morelli trabalha no livro e quais as maiores dificuldades encontradas para confeccioná-lo?

– MÔNICA MORELLITrabalhamos no Livro desde 2019 e pretendíamos realizar seu lançamento em setembro de 2020. Afinal, foi em abril de 2020 que completamos nossos 40 anos. Contudo, devido à pandemia tivemos que adiar nossos planos.

Já estava tudo planejado para realização de um coquetel para mais de 1.000 convidados durante o OrtoSPO quando fomos surpreendidos pela pandemia.

Mas como sempre diz Oraci “Tudo é pra melhor.”

E neste intervalo conseguimos incluir mais um trecho de superação em nossa história, com a inclusão do capítulo 09, intitulado “Juntos pelo Brasil, juntos pela ortodontia”, que relata justamente tudo que superamos em 2020.

Com relação ao levantamento de toda história, foi na verdade muito fácil, afinal temos uma rotatividade muito baixa, então muitos funcionários que ajudaram a construir esse sucesso ainda trabalham aqui na empresa.

Claro que foram necessárias várias entrevistas, seleção de episódios, seleção de imagens, edição, mas conseguimos coletar muitas das histórias direto da fonte, direto da memória dos que vivenciaram a trajetória da Morelli.

— — — —

DENTAL PRESS – Junto ao aniversário de 40 anos, o lançamento do livro. Que mensagem a empresa gostaria de passar com essa publicação?

– ROGER MORELLIQueremos mostrar que a Morelli se tornou madura, eficiente e confiável, e que esta trajetória foi construída com a participação de muita gente de dentro e de fora da empresa. O livro é uma forma de agradecer e comemorar, com todos, esta conquista, e também de deixar a certeza de que a estrada para novas décadas de sucesso está muito bem pavimentada.

— — — —

DENTAL PRESS – No que foi publicado, qual história mais te emociona?  

– ROGER MORELLIOs fatos mais marcantes são sempre aqueles que presenciamos. Dentre eles, reler sobre o episódio do incêndio me fez reviver a comoção que tomou conta de muitos dos funcionários. Naquele dia percebi que nossa missão vai além de manter a empresa funcionando: trata-se de propósito, sentido e orgulho na vida de muitas pessoas.

– MÔNICA MORELLI –  O trecho que mais me emociona é sobre o incêndio que ocorreu em 2004, em que um colaborador relata sua lembrança sobre o episódio “Cheguei à empresa e parecia que minha própria casa tinha pegado fogo. Lembro que sentei na calçada e comecei a chorar. O Sr. Oraci estava viajando e eu fiquei imaginando o que ele iria pensar da gente, afinal ele tinha deixado a empresa para a gente cuidar”.

Acho que essa frase traduz o carinho que muitas pessoas têm pela empresa, um carinho que vai além da relação entre funcionário e empregador.

— — — —

DENTAL PRESS – Há alguma história interessante que ficou fora do livro, mas que vale contar por aqui?

– ORACI MORELLI – Existe um antigo conto que representa muito bem uma passagem na minha vida…

Numa pequena aldeia havia um sacristão que auxiliava o padre em todos os afazeres da Igreja. Com o passar dos anos o vigário adoeceu e, devido à idade avançada, veio a falecer.

Foi mandado para a Igreja um substituto que, logo ao chegar, chamou o sacristão e pediu a ele que a partir de então ficasse com a tarefa de ler vários capítulos da Bíblia.

O sacristão muito sem graça explicou ao novo padre que era analfabeto, o que o deixou espantado: Como ele poderia ao longo de tantos anos ter auxiliado a igreja e nunca ter aprendido a ler e a escrever? Sem muita demora o dispensou dos serviços, dizendo que não poderia continuar com ele.

O sacristão partiu chateado. Mas por ser muito simpático e conhecido por todos, obteve sucesso já no início do seu novo empreendimento: com uma modesta barraca, vendendo diversos itens.

Em pouco tempo a barraca transformou-se em uma pequena loja, e dali para frente ele foi progredindo cada vez mais. Naquela pequena aldeia, já era dono de quase todo comercio local.

Ao se encontrarem novamente o padre ficou muito surpreso e lhe questionou “E como um analfabeto se tornou tão rico assim? Imagine o que não faria se soubesse ler e escrever.” Ao que o antigo sacristão respondeu: “Pro senhor vê! Se soubesse, eu seria apenas um sacristão!”

Isso me faz recordar de quando tentei emprego como motorista no serviço público do DIRA (Divisão Regional Agrícola), e acabei não passando no teste teórico. Se tivesse passado talvez hoje eu fosse apenas um motorista. Tudo na vida tem uma razão de ser e, as vezes, uma recusa pode ser a porta para uma oportunidade.

ROGER MORELLIAs histórias mais interessantes estão no livro, até algumas que eu não imaginei que estariam, mas me lembrei de alguns detalhes sobre o dia que nos vimos “copiados” pelos chineses. Estávamos visitando o congresso Sino dental em Pequim (2008), quando avistamos uma um produto familiar sobre a “banquinha” de um fabricante local. A princípio pensei – Olhe, alguém revendendo material da Morelli aqui! Chegando mais perto a surpresa foi maior, era um kit de bráquetes bem duvidosos, mas num blister idêntico ao nosso padrão, mesmas bolhas semiesféricas, mesmo tamanho, mesmo layout…até o estilo e a posição da impressão no verso do kit era idêntico ao nosso. Com tantas marcas renomadas disponíveis, umas até centenárias, aquele fabricante chinês escolheu copiar a embalagem da Morelli. Era minha primeira visita à china e eu sabia que veria muita coisa nova e inusitada por lá, mas por essa, honestamente, eu não esperava.

— — — —

DENTAL PRESS – Em 40 anos de história, a Morelli acompanhou e ajudou na evolução da Ortodontia. O que mais chama atenção recordando toda essa trajetória?

– MÔNICA MORELLIMuitos professores que optaram por se afastar no passado talvez não tenham acompanhado a evolução da empresa. Por isso ainda hoje é possível encontrar alguns profissionais que com prazer optam por difamar e denegrir a imagem da Morelli, mesmo sem conhecer de perto, isso talvez seja o que o prezado Dr. José Luiz Ribeiro de Souza Fleury quis dizer ao mencionar em sua carta datada de 1981 sobre os “maus brasileiros”.

Acho que o mais bonito de tudo isso são os bons brasileiros, os que apoiaram nossa trajetória, e que através de críticas e sugestões, enxergaram que ajudando uma indústria nacional eles estariam contribuindo para a própria especialidade, para seus próprios pacientes e para seu próprio país.

Apesar de todos os desafios de se empreender num país como o Brasil, existem aqui pessoas genuinamente boas.

Isso é uma grande lição de persistência e de incentivo para quem está iniciando qualquer jornada.

— — — —

DENTAL PRESS – “Ser simples é mais eficiente”. Essa afirmação vale para a vida ou para a ortodontia e por quê?

– ORACI MORELLI – Ser simples é mais eficiente em todas as situações da vida. Muitas vezes a gente que acaba complicando algo que poderia ser resolvido de uma maneira simples.

Na empresa isso se traduz em não tentar reinventar a roda, em buscar soluções com melhor custo-benefício.

Na ortodontia isso se traduz em utilizar o que traz resultado e conforto ao paciente.

Na vida, ser simples é mais fácil e nos ajuda a desenvolver o respeito a tudo.

– ROGER MORELLIÉ uma forma eficiente de explicar o próprio conceito de eficiência: atingir o objetivo com o menor consumo de recursos. Vale para tudo na vida e lembra outra frase também muito boa: “A melhor solução é sempre a mais simples…que funcione!”

— — — —

DENTAL PRESS – Nos próximos 40 anos, como a Morelli quer ser lembrada?

– ROGER MORELLIComo uma referência de qualidade em nível mundial – o melhor fornecedor dos produtos que se dispõe fazer.

— — — —

> > Acesse o Livro Morelli 40 Anos – Uma História de Sucesso, aqui. < <

Sair da versão mobile