Dental Press Portal

Mitos não podem ser entraves no tratamento bucal de gestantes

Importância dos cuidados odontológicos no pré-natal

Diversos mitos pairam sobre a cabeça das pessoas quando o assunto é gravidez. O mais famoso deles, talvez, seja referente aos prejuízos que as vacinas podem causar em uma gravidez. Mas não para por aí. A odontologia também é alvo de diversos mitos quando o assunto é a gestação.

Um exemplo bem ilustrativo é a realização de radiografia. O professor Francisco Garcia de Paula e Silva explica que a quantidade de radiação em que a mulher fica exposta durante o exame odontológico é inferior à necessária para ocasionar má formação congênita ou aborto.

“O atendimento odontológico a paciente grávidas é um assunto bastante controverso, principalmente, devido aos mitos e crenças antigas sem fundamentação científica. Existe muita preocupação por parte da paciente, quanto a realização de radiografias, a utilização dos anestésicos locais e de outras medicações eventualmente necessárias. No entanto, de forma geral, a maioria dos procedimentos odontológicos podem ser realizados em qualquer período da gravidez”, disse o professor.

No fim, segundo Silva, tudo depende da paciente e do tratamento, já que cada caso deve ser analisado individualmente. É importante consultar um profissional para que ele diga qual é a melhor forma de se tratar a gestante, lembrando que a sua boa saúde bucal contribui para uma gravidez mais segura.

“O melhor tratamento deve ser selecionado com base nos riscos e benefícios. Se há infecção, por exemplo, há necessidade de tratamento”, enfatizou o professor.

Reportagem com informações do Jornal da Usp.

Sair da versão mobile