Dental Press Portal

Mini-implantes são alternativa a mini-placas na correção de Classe II

A biomecânica dos mini-implantes, inseridos na região de crista infrazigomática, mostrou-se uma alternativa satisfatória em relação ao uso das miniplacas na correção da má oclusão de Classe II. Foi o que concluiu um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) em parceria com a Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos.

mini-implante
Utilizou-se uma mola de NiTi fechada de 9mm conectada do mini-implante ao gancho previamente adaptado na região da CIZ (Foto: Reprodução)


Qual a importância do estudo?

O uso de mini-implantes (MIs) para suprir as necessidades referentes à ancoragem na prática ortodôntica moderna tem se tornado uma ferramenta importante para o ortodontista. Os Mini-implantes vêm sendo utilizados com muita frequência para reforço da ancoragem, inseridos na região dentoalveolar, especialmente entre as raízes dentárias. No entanto, a inserção em locais extra radiculares permite maior versatilidade aos movimentos ortodônticos, uma vez que as raízes não interferem com o deslocamento dentário.

>>> Leia Também: Encostou ou perfurou a raiz: e agora? Acidente na fixação de parafusos, mini-implantes e miniplacas

Desse modo, o trabalho apresentou o caso clínico de uma paciente portadora de uma má oclusão assimétrica de Classe II, no qual o mini-implante foi inserido na região de crista infrazigomática, para a correção da assimetria maxilar por meio da distalização unilateral.

O trabalho concluiu que a biomecânica da distalização unilateral maxilar com o uso de ancoragem esquelética extra-alveolar permite alcançar resultados previsíveis, com mínima colaboração do paciente e poucos efeitos colaterais, sendo uma alternativa ao uso das miniplacas.

O trabalho, intitulado “Biomecânica dos mini-implantes inseridos na região de crista infrazigomática para correção da má oclusão de Classe II subdivisão” foi publicado na edição v15n6 da Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, publicação oficial da Associação Latino Americana de Ortodontia (ALADO), produzida e editada pela Dental Press.

Os pesquisadores

Marcio Almeida e Renato Almeida, pesquisadores da Unopar e autores do trabalho, são membros do corpo docente do Excelência na Ortodontia Dental Press, que inicia sua 19ª turma no próximo 13 de fevereiro (saiba mais aqui). O artigo teve a ilustre participação de Ravindra Nanda, da Universidade de Connecticut, um dos mais respeitados professores da Ortodontia mundial.

>>> Leia também: 19º Excelência na Ortodontia começa este mês 

Sair da versão mobile