Dental Press Portal

Método para mesializar segundos molares inferiores em casos de primeiros molares extraídos

Introdução

É comum a extração precoce de primeiros molares inferiores, o que leva a uma má oclusão característica, em que o segundo molar inferior se inclina mesialmente e o primeiro pré-molar superior extrui no espaço do primeiro molar inferior ausente. A pergunta mais frequente dos pacientes é se é possível fechar esse espaço. Assim, devemos analisar cada caso, levando em conta fatores de fechamento desse espaço e outros fatores, como a possibilidade de perda de ancoragem anterior, condição óssea na região do primeiro molar extraído e tipo de má oclusão. Descreveremos um dos métodos para a mesialização dos segundos molares inferiores com um arco com alças de Bull ativadas por dobras cadeado e um APM IV, do Dr. Carlos Martins Coelho Filho, para reforçar a ancoragem anteroinferior. Esse método é mais rápido e apresenta menos efeitos colaterais.

 

clinica_v12_n06_18fig01_2

 

 

caso clínico

Paciente com 21 anos de idade, Padrão I, perfil convexo, com discrepância de modelos superior de -6mm, ausência de primeiros molares inferiores. O plano de tratamento incluiu a extração dos primeiros pré-molares superiores, com a finalidade de melhorar o perfil e eliminar a discrepância de modelos e a mesialização dos primeiros molares inferiores. Não foi indicado o uso do APM IV nesse caso, uma vez que a perda de ancoragem anteroinferior era desejada. O tratamento durou 26 meses, terminando de acordo com o esperado.

 

 

Como citar este artigo: Bastos M. Método para mesializar segundos molares inferiores em casos de primeiros molares extraídos. Rev Clín Ortod Dental Press. 2013 dez-2014 jan;12(6):18-35.

 

Enviado em: 15/11/2013 – Revisado e aceito: 22/11/2013

 

Endereço de correspondência: Marden Bastos

Rua Francisco Cambraia Campos, 144 – Centro – Oliveira/MG – CEP: 35540-000.

E-mail: marden@mardenbastos.com

 

O autor declara não ter interesses associativos, comerciais, de propriedade ou financeiros que representem conflito de interesse nos produtos e companhias descritos nesse artigo.

O(s) paciente(s) que aparece(m) no presente artigo autorizou(aram) previamente a publicação de suas fotografias faciais e intrabucais, e/ou radiografias.

 

 

Sair da versão mobile