Dental Press Portal

Medo de dentista: Diazepam promove ação protetora cardiovascular durante exodontia

Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo e das Faculdades Integradas Espirito-Santenses verificaram que o uso de Diazepam como ansiolítico pré-cirúrgico em pacientes saudáveis demonstrou papel protetor cardiovascular durante os procedimentos cirúrgicos de exodontias, mantendo os valores pressóricos, sistólicos e diastólicos constantes até o fim do procedimento. O resultado da pesquisa foi publicado na edição v4n1 da Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS).

medo de dentista
O medo de dentista é muito comum. Uso de Diazepam pode evitar as alterações dos níveis glicêmicos e da pressão arterial que a ansiedade causa (Foto: Reprodução)

O estudo avaliou a variação da glicemia e pressão arterial em pacientes submetidos à exodontia com e sem o uso de sedação oral. A amostra foi composta por 68 pacientes saudáveis, com idade entre 18 e 40 anos, divididos em dois grupos: grupo I (controle) e grupo II, que recebeu medicação de 5 mg de Diazepam via oral uma hora antes da cirurgia. Todos os pacientes foram submetidos à exodontia sob anestesia local ambulatorial.

>>> Leia também: Desenho animado reduz ansiedade em crianças durante tratamento dentário

A pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD) e a glicemia foram registradas e, os valores, comparados no início e no fim da cirurgia, entre os grupos e também dentro de um mesmo grupo.

O grupo I apresentou aumento da PAS e PAD quando comparadas às aferições inicial e ao término da cirurgia, enquanto o grupo II não apresentou variações significativas. Quando comparados os valores da PA entre os grupos ao término da cirurgia, observou-se elevação significativa da PAD no grupo II.

Dessa forma, o uso do Diazepam como medicação pré-cirúrgica sugeriu ação protetora cardiovascular, sendo indicado para evitar as alterações dos níveis glicêmicos e da pressão arterial que o medo e a ansiedade podem causam nos indivíduos.

A ansiedade é uma das doenças psiquiátricas mais comuns em adultos e um importante problema de saúde pública no país. Para muita gente, sentar-se na cadeira do dentista gera medo, principalmente quando o procedimento envolve algum tipo de cirurgia.

>>> Leia também: Pesquisadores descobrem base genética relacionada ao medo de dentista

De acordo com os autores do artigo, o Diazepam foi o fármaco eleito pela facilidade de administração, margem de segurança clínica e sua atividade ansiolítica eficiente, com meia-vida suficiente para o tempo de realização do atendimento, além de possuir baixa toxicidade e efeitos colaterais que não são capazes de debilitar os pacientes.

Gostou deste conteúdo? Clique aqui e saiba como assinar a JBCOMS. 
Sair da versão mobile