Dental Press Portal

McSpadden e obturador aquecido superam ultrassom nas reabsorções, diz pesquisa

Um estudo brasileiro analisou a eficácia de três técnicas para obturação de cavidades experimentais de reabsorção radicular interna – compactador de McSpadden, ultrassom e aplicação de dispositivo obturador aquecido (Termo Pack WL) – e constatou que o ultrassom não foi totalmente eficaz no preenchimento de cavidades de reabsorção radicular interna com material endodôntico obturador. Os resultados foram publicados na Dental Press Endodontics, revista da Sociedade Brasileira de Endodontia (SBEndo).

Foram utilizados trinta incisivos centrais superiores artificiais, com a presença de uma cavidade simulada padronizada de reabsorção interna no terço médio do canal radicular.

Os dentes, após a realização do preparo, foram aleatoriamente divididos em três grupos experimentais, conforme a técnica de obturaçãoo empregada. A verificação da obturação endodôntica, junto à cavidade de reabsorção interna, foi feita por meio da tomara radiográfica com dois tipos de incidências: mesiodistal e vestibulolingual. Para a análise da área de obturação, foi empregado o programa Image Tool.

Na análise, o uso do compactador McSpadden e do dispositivo Termo Pack WL mostrou uma melhor capacidade de obturação da cavidade de reabsorção, em comparação ao uso do espaçador acionado pelo ultrassom.

A reabsorção radicular interna é uma lesão patológica normalmente relacionada com um quadro histológico de inflamação pulpar. De acordo com os autores da pesquisa, a grande maioria dos casos é diagnosticada por meio de exame radiográfico de rotina. O tratamento apresenta algumas dificuldades, como o acesso à área absorvida, devido à dificuldade no processo de limpeza, sanificação e remoção do tecido de granulação, bem como no preenchimento dessa área com material endodôntico.

Para se obter um adequado preenchimento e selamento da área, o material obturador deve apresentar certa fluidez, a fim de propiciar sua penetração e escoamento em toda a extensão da cavidade. Estudos anteriores já haviam mostrado que há diferença entre os métodos de obturação quanto à capacidade de preenchimento da cavidade de reabsorção.

Sair da versão mobile