Dental Press Portal

Máscaras com íons de prata mata Covid-19 em até 15 minutos

Unicamp comprovou a eficácia de 99,9% das máscaras que utilizam íons de prata para combater o novo Coronavírus

máscara

Pesquisadores da Unicamp (Universidade de Campinas) compravam eficácia de um novo modelo de máscara, que mata a Covid-19 em até 15 minutos, após o contato do vírus com a superfície do equipamento de proteção. Segundo o grupo de pesquisas do ICB (Instituto de Ciências Biológicas) da universidade, o modelo é eficaz em 99,9% dos casos.

O tecido, além de fibras naturais e sintéticas, tem um material composto por íons de prata: uma substância química com efeito anti-séptico e que tem capacidade de eliminar mais de 650 micro-organismos, dentre os quais, os causadores do novo Coronavírus.

“A gente viu que o tecido, em uma certa concentração, foi capaz de inibir 99,9% do vírus. Uma vez que você tenha uma máscara, uma roupa que não permite que o vírus entre no organismo, ela vai ajudar demais. Não precisa toda hora trocar. Você pode lavar a máscara e reutilizar – e isso é um benefício enorme”, destacou a virologista da Unicamp, Clarisse Arns.

Os testes mostraram que em contato com o tecido enriquecido com os íons de prata, o vírus não consegue se reproduzir. O processo rompe a membrana e impede sua ligação com as células hospedeiras, não deixando que o novo Coronavírus libere mais material genético, o que bloqueia a contaminação.

O material, em tecidos com íons de prata, antes da pandemia, estavam sendo testados para a confecção de roupas que diminuiriam a probabilidade do mau odor, proveniente das glândulas sudoríparas. Algumas fábricas para auxiliar na pesquisa, direcionaram sua produção para o combate à pandeima.

Sair da versão mobile