Dental Press Portal

Nova máscara de resfriamento reduz dor e inchaço de tratamentos odontológicos

Uma nova máscara de resfriamento desenvolvida por britânicos pode ajudar os pacientes a combater a dor, sangramento e inchaço após o tratamento odontológico.

máscara de resfriamento
A baixa temperatura restringe os vasos sanguíneos e resultam na redução da resposta inflamatória (Foto: Acervo Dental Press)

Cientistas britânicos desenvolveram uma inovadora máscara de plástico que molda o rosto de um paciente. Os cientistas disseram que o efeito de resfriamento poderia reduzir o desconforto após a remoção de dentes e outros procedimentos dentários. Além disso, ele poderia reduzir significativamente a hemorragia, inchaço e sangramento após o tratamento odontológico.

Qual a importância do novo produto?

Sabe-se que a extração de dentes pode desencadear a reação do sistema imunológico que pode resultar em inflamação e dor, além de que os pacientes freqüentemente se queixam de inchaço e hemorragia após cirurgias orais.

A nova máscara de resfriamento visa combater tais conseqüências negativas do tratamento odontológico. Ela é usada durante os procedimentos dentários, e tem sua temperatura controlada por uma pequena máquina a qual é conectada, que bombeia água fria na máscara continuamente.

Pesquisas anteriores provaram a eficácia deste método, e a idéia de que compressas frias e gelo reduz a dor existe a décadas. A baixa temperatura restringe os vasos sanguíneos e resultam na redução da resposta inflamatória.

Fonte: DentalTime

Sair da versão mobile