Dental Press Portal

Mascar tabaco aumenta risco de cáries e diabetes

O tabaco úmido, em pó, utilizado para mascar, é muito popular nos países escandinavos – na Suécia é conhecido como Snus. Semelhante ao fumo de cigarros, mascar tabaco pode causar feridas na boca e cárie dentária, o que foi confirmado a partir da análise de dados a longo prazo sobre 54,5 mil homens suecos, feita por uma equipe de pesquisadores. Eles encontraram evidências de que o uso diário de snus aumentou também o risco de desenvolver diabetes tipo 2 – uma doença fortemente ligada a outras doenças não transmissíveis, como a doença periodontal e cardiovasculares.

mascar tabaco
Estudos experimentais mostram que o tabaco prejudica a sensibilidade à insulina (Foto: Reprodução)

O estudo, realizado por pesquisadores do Karolinska Institutet, em Estocolmo, da Universidade de Umeå e da Universidade de Lund, analisou os dados coletados entre 1990 e 2013. Ao longo de todo o período de estudo, 2 mil e 441 participantes do grupo estudado desenvolveram diabetes tipo 2.

>>> Leia Também: Câncer de boca está ligado a estilo de vida, diz pesquisa

Devido ao tamanho do estudo, os pesquisadores foram capazes de examinar os efeitos do uso de snus apenas em não-fumantes. A descoberta mostrou que os homens que consumiram um ou mais potes de snus por dia tinham um risco 70% maior de desenvolver diabetes tipo 2 que outros.

Marcar tabaco é tão prejudicial quanto fumar?

Embora mascar tabaco devesse ser menos prejudicial em relação aos cigarros convencionais, de acordo com os pesquisadores, os resultados atuais sugerem que existe o mesmo risco para o uso de snus diário como anteriormente visto para os fumantes que fumam um maço de cigarros por dia.

“Podemos confirmar as suspeitas anteriores de que os usuários de snus têm um maior risco de diabetes tipo 2, um efeito que aparentemente não poderia ser explicado por eles serem fumantes ocasionais ou terem um estilo de vida que é menos saudável em outros aspectos”, explicou a Dra. Sofia Carlsson, pesquisadora do Instituto Karolinska Institutet de Medicina Ambiental.

>>> Leia Também: Estudos apontam perigos do cigarro elétrico

Segundo os pesquisadores, uma explicação para os achados poderia ser o efeito da nicotina, que demonstrou prejudicar a sensibilidade à insulina em estudos experimentais e, portanto, possivelmente aumenta o risco de diabetes em fumantes e usuários de snus. Embora pesquisas anteriores tenham descoberto que os fumantes são muito mais propensos a desenvolver vários cânceres, como câncer bucal, câncer pancreático e câncer esofágico, bem como doenças cardiovasculares, do que os usuários de snus, o snus não é menos perigoso do que os cigarros quando se trata do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Qual a importância da pesquisa?

De acordo com dados da Agência de Saúde Pública, 19% dos homens e 4% das mulheres na Suécia usam snus. Quanto à diabetes tipo 2, os dados indicam que 7% dos adultos suecos foram diagnosticados e até 20% têm um risco aumentado de desenvolver a doença devido a vários fatores de estilo de vida, como a dieta, tabagismo e excesso de peso.

Leia o artigo na íntegra em inglês aqui.

Fonte: DentalTribune

Sair da versão mobile