Ícone do site Dental Press Portal

Marketing pessoal: como você gostaria de ser visto pelas pessoas?

Henrique Nakama

Especialista em Radiologia, FOB/USP. Especialista em Gestão, Estratégia Empresarial e  Marketing, UNIFIL. Professor e palestrante de marketing e vendas em Odontologia.

 

 

Como vimos no artigo anterior, o relacionamento na percepção de valor do cliente é o item mais importante. Portanto, preciso dar continuidade falando sobre o Marketing Pessoal, o qual muitos colegas pensam ser apenas se vestir bem e ser apresentável. Mas ele é muito mais do que disso: o verdadeiro Marketing Pessoal é a arte de vender a si próprio.

 

Se vestir bem e ser apresentável faz parte do Marketing  Pessoal, é muito importante e é o mais fácil de se fazer, mas não é o mais importante.

 

Volto a dizer que as técnicas de Marketing Pessoal são tão sérias e estudadas quanto as especialidades Ortodontia, Endodontia, Implantodontia, etc.; pois também é uma especialidade da Administração de Empresas. Quando o dentista tenta aplicar o marketing sem nenhum conhecimento prévio, é o mesmo que um colega tentar fazer Ortodontia sem nenhum estudo, acreditando que é só colar os braquetes e tudo se resolve como passe de mágica. Qual é o resultado disso? No mínimo desastroso!

 

Então, vamos aos cinco passos para se fazer um bom Marketing Pessoal:

 

1. Logomarca – desenvolva sua logomarca com designer profissional, pois é ele que estuda e sabe como fazer uma marca que se fixe na memória das pessoas.

» Você pode fazê-la com foco no seu nome ou no nome da sua empresa, cada qual com suas com vantagens e desvantagens:

• Foco no nome: fortalece VOCÊ, individualmente (mais individual, mais intangível, mais valor agregado, mais clínica particular  e mais dependente).

• Foco no nome da empresa: fortalece a  empresa (menos individual, menos intangível, menos valor agregado, mais plano ou convênio e  menos dependente).

 

2. Entusiasmo e automotivação – entusiasmo vem do grego “IN” (dentro) e “THEOS” (Deus). Então, o entusiasta é todo aquele que tem Deus dentro dele, pessoa que acredita em alguma coisa, que acredita nele mesmo. Lembre-se: o dinheiro é que compra, mas o entusiasmo é o que vende.

Motivação – aquilo que faz a pessoa agir: você precisa achar a sua “cenourinha” (Sabe a história da “cenourinha” à frente do cavalo, para mantê-lo sempre andando para a frente?). Pense em qual é a sua “cenourinha”: pode ser um carro novo, uma casa na praia, ser a referência em sua área, etc. Tenha paixão pelo que faz!

 

3. Faça a diferença – as pessoas se preocupam muito com os problemas; então, faça a diferença, sendo uma pessoa que se preocupa em resolver os problemas, isso é um diferencial que vale ouro. Outro grande diferencial é saber a arte de se relacionar com as pessoas.

 

4. O sucesso profissional é advindo de apenas 15% pela capacidade técnica e 85% pela habilidade de se relacionar com as pessoas. Pense comigo: quantos funcionários você demitiu por falta de técnica? E quantos funcionários você demitiu por problemas de conduta?

Portanto, desenvolva a arte do relacionamento: seja ético, faça cursos para o autoconhecimento, desenvolva técnicas de Programação Neurolinguística, aprenda etiqueta corporativa, aprenda a servir as pessoas.

 

5. Estamos vendendo o nosso conteúdo ou nossa embalagem? É claro que o conteúdo é o mais importante, mas, para você criar interesse nas pessoas de conhecerem o seu conteúdo, primeiro você precisa de uma boa embalagem. Pense em um dentista para atender sua mãe ou seu filho… Pensou? Ele seria um homem com barba por fazer, descabelado, de bermuda, chinelo e camiseta, acertei? É claro que não. Aposto que você pensou em um homem vestindo roupa esporte-fino ou social, com um jaleco limpo, cabelo bem cortado, etc. Primeiro avaliamos a embalagem e temos uma primeira percepção de valor, para depois darmos a chance de mostrar o seu conteúdo, se você não gostar da embalagem, não dará chance para aquela pessoa mostrar o conteúdo.

 

Se conseguir desenvolver um pouco de cada um desses 5 passos, tenho certeza de que terá um resultado melhor nos negócios, na vida social e familiar também.

 

 

Como citar essa seção:

Nakama H. Marketing pessoal: como você gostaria de ser visto pelas pessoas? Rev Clín Ortod Dental Press. 2013 ago-set;12(4):16.

 

Endereço para correspondência

Henrique Nakama

E-mail: hhnakama@hotmail.com

 

Sair da versão mobile