Dental Press Portal

Marcos Janson lança livro inspirado em post de rede social

Você acredita que um post nas redes sociais poderia render um livro? Os mais conservadores diriam que não. Mas, muitos profissionais estão utilizando as redes sociais para se atualizar, discutir casos clínicos, montar aulas e aprender. A partir de um post que foi muito comentado e visualizado nas redes – e suscitou uma série de dúvidas –, o professor Marcos Janson teve uma ideia.

“As mídias sociais funcionam como um termômetro de como anda a prática da Ortodontia e onde estão as maiores deficiências, tornando possível fazer uma obra extremamente clínica e esclarecedora. Devido ao acesso maciço dos profissionais nas mídias sociais nos dias de hoje, e por eu ser atuante nessas mídias, sempre com o objetivo de levantar questionamentos clínicos e éticos em relação à especialidade, surgiu a ideia de elaborar uma série de livros”, conta Janson.

O primeiro deles é o mais novo lançamento da Editora Dental Press: Insights em Ortodontia (2018, 176 p.). Em quatro capítulos, Janson discute os pilares da prática; a força ortodôntica (mecânica com molas); agenesias inferiores; e a expansão dos arcos.

insights em ortodontia

Na introdução do livro, o professor fala sobre importância da fotografia no processo. Segundo ele, a Ortodontia é uma especialidade que tem um tempo longo de execução. Nada é imediato e as alterações promovidas nos dentes e tecidos moles da boca e da face são morosas, mas previsíveis. Como essas modificações são lentas, o processo de aprendizado também é, pois durante o tratamento pode-se perder a noção da posição original e o que está sendo gerado, perdendo um dos pontos fundamentais do aprendizado que é a relação de causa-efeito.

“O Ortodontista tem que ser observador, paciente, sistemático e persistente e uma das ferramentas mais importantes que tem a seu dispor é a fotografia. Essa, sim, permite observar a relação causal de um movimento dentário e seus efeitos e, assim, tem-se a possibilidade de sistematizar o processo”, diz.

Marcos Janson, durante aula no auditório Dental Press (Foto: Dental Press)

Obviamente, esse é o caminho dourado do aprendizado, ele salienta. Porém, é preciso percorrer uma longa estrada para dominar com maestria todas as diferentes situações e seus efeitos nas diferentes más oclusões existentes. “Para encurtar o caminho daquele que se inicia nessa nobre arte ou que já a está trilhando, o estudo de casos clínicos e a sistematização dos seus efeitos é fundamental, pois permite associar aquilo que se vai tratar, com os seus objetivos oclusais, estéticos e anseios do paciente, com uma situação semelhante já tratada”, diz Janson, sobre o planejamento e tratamento ortodôntico, uma série de protocolos de tratamento e associação de resultados que permite ao clínico a utilização imediata nos seus casos.

O lançamento do novo livro será no 21º Congresso Brasileiro de Ortodontia , o SPO, de 20 a 22 de setembro em São Paulo (SP), no Anhembi.

Sobre o autor

Marcos Janson é Especialista e Mestre em Ortodontia pela FOB-USP, professor e coordenador do curso de Especialização em Ortodontia da Ciodonto (Sertãozinho/SP) e revisor científico do American Journal of Orthodontics, além de ministrar cursos em diversas partes do país. É autor também dois best sellers, publicados pela Denta Press: Ortodontia Objetiva e Ortodontia em Adultos. 

Sair da versão mobile