Dental Press Portal

Marcio Almeida revela seu protocolo de colagem de braquetes

Todo ortodontista sabe que um dos passos mais importantes da Ortodontia é a colagem de braquetes, uma vez que a correta colocação dos acessórios ortodônticos levarão os elementos dentários a um posicionamento adequado, com a finalidade de se obter a oclusão ideal.

colagem de braquetes
Demarcação das linhas horizontais e verticais sobre os dentes anteriores (Foto: Reprodução RCODP)

Na edição v17n2 da Revista Clínica de Ortodontia Dental Press (RCODP), o pós-doutor em Ortodontia Marcio Almeida, autor dos livros Ortodontia Clínica e Biomecânica  (Ed. Dental Press, 2012) e Mini-implantes extra-alveolares em Ortodontia (Ed. Dental Press, 2018) revela, com exclusividade, o seu protocolo de colagem de braquetes.

No texto intitulado Colagem de braquetes em Ortodontia: Você está preparado para mudanças?, na coluna Eu Penso Assim, ele faz um breve histórico dos principais protocolos de colagem e apresenta a maneira como trabalha em seu consultório, mostrando com detalhes a sequência de colagem e o posicionamento dos braquetes em cada grupo de dentes, com dicas valiosas para uma colagem efetiva. Para ilustrar, ele mostra um caso clínico de uma paciente com desnivelamento de plano incisal, em função da maior extrusão dos caninos superiores.

“O protocolo de colagem que eu utilizo na rotina clínica assemelha-se ao protocolo de Pitts, Yeah e Chang, o qual utiliza, para a montagem do aparelho, os modelos de estudo dos pacientes e a radiografia panorâmica, para análise do eixo dentário”, diz Almeida.

De acordo com o autor, para se obter sucesso na colagem de braquetes é preciso analisar o arco do sorriso e buscar a oclusão mutuamente protegida, bem como avaliar as cristas marginais e os pontos de contato. Além disso, preciso observar a simetria entre lados direito e esquerdo e analisar com cautela a transição do segmento anterior para o posterior.

O artigo completo está disponível na Revista Clínica de Ortodontia Dental Press. Clique aqui e saiba como assinar!
Sair da versão mobile