Dental Press Portal

Manual de Odontologia Hospitalar tem divulgação ampliada durante a pandemia da Covid-19

Manual está sendo amplamente divulgado pelo CFO e tem o objetivo de apresentar protocolos de tratamento e prevenção e conscientizar a população sobre a saúde bucal

O CFO (Conselho Federal de Odontologia) ampliou a divulgação do Manual de Odontologia Hospitalar, que foi lançado primeiramente pelo CRO-MT. A ideia é que o manual referencie os profissionais e a população de maneira geral, sobre a importância da assistência odontológica que é prestada aos pacientes que estão internados.

As informações são voltadas para manutenção da saúde bucal e melhoria da qualidade de vida dos pacientes, bem como os protocolos que deverão ser utilizados. De acesso fácil e gratuito, a publicação aponta o conjunto de ações preventivas, diagnósticas e terapêuticas de doenças orofaciais, manifestações bucais de origem sistêmicas ou de sequelas de seus respectivos tratamentos, em pacientes em ambiente hospitalar (internados ou não) ou em assistência domiciliar.

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, destacou que o Manual de Odontologia Hospitalar vai de encontro à produção técnica protocolar elaborada pelo conselho desde o início da pandemia de Covid-19, quando uma série de materiais foram confeccionados, em parceria a uma série de entidades: visando o tratamento responsável, alicerçado nas boas práticas científicas com foco ao paciente.

“Essa publicação soma ao trabalho realizado pelo CFO, não somente neste período de pandemia, mas também na rotina da Autarquia, que conduz o debate em caráter permanente, com subsídio técnico da Comissão de Odontologia Hospitalar, a fim de fomentar avanços necessários em diversas frentes”, esclareceu.

Mais informações sobre os manuais publicados pelo CFO, nos últimos meses, inclusive com protocolos de biossegurança, podem ser consultados na página oficial do conselho através deste link. As informações gerais e o Manual de Odontologia Hospitalar podem ser consultados no mesmo endereço.

Fonte: Michelle Calazans, Ascom CFO

Sair da versão mobile