Dental Press Portal

Uso esporádico da canábis aumenta risco de periodontite

(Fonte: Reprodução)

Um estudo realizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e publicado pela Academia Americana de Periodontologia, sugere que usuários frequentes de canábis (maconha, haxixe ou óleo de haxixe), que fazem o uso pelo menos uma vez por mês, possuem um risco significativamente elevado de desenvolver doença periodontal leve, moderada e até severa, comparado com pessoas que consomem maconha com menos frequência.

>>> Leia também: Fumar maconha pode causar doenças periodontais 
(Fonte: Reprodução)
Mais um estudo aponta a relação entre o uso da maconha e o aumento do risco da periodontite (Fonte: Reprodução)

No estudo, o uso frequente de canábis foi associado a sondagens mais profundas e ao afastamento dos consultórios dentários. Os pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade Columbia examinaram dados de 1.938 adultos estadunidenses com idade entre 30 a 59 anos, dos quais 26,8% eram usuários recreativos frequentes de canábis.

A análise mostrou que participantes identificados como usuários recreativos frequentes da canábis exibiram uma média de 29.2 pontos ao redor do dente com profundidade da bolsa periodontal igual ou maior a 4mm; 24.8 pontos com profundidade da bolsa igual ou maior a 6mm; e 24.5 pontos com profundidade da bolsa com no mínimo 8mm. Participantes que reportaram o uso menos frequente de canábis, no entento, tiveram uma média de 22.3, 19.2 e 18.9 pontos, respectivamente.

>>> Leia Também: Pesquisadores indentificam genes de doença gengival

O presidente da Academia Americana de Periodontologia, Dr. Terrence J. Griffin,  disse: “Há diversos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da doença periodontal, e este relatório sugere que o uso da maconha pode ser um deles. Os pacientes devem estar atentos aos fatores de risco de sua periodontite para garantir o diagnóstico a tempo e tratamento apropriado”.

De acordo com o Centro Norte-Americano para Controle e Prevenção de Doenças, cerca de metade dos estadunidenses adultos com idade igual ou superior a 30 anos possuem alguma forma da doença periodontal, e mais de 8% sofrem do nível severo da doença.

Os dados do estudo foram obtidos da pesquisa “National Health and Nutrition Examination Survey”, um programa de estudos designados para avaliar o nível de saúde e nutricional dos adultos e crianças nos EUA. A pesquisa examina uma amostra nacionalmente representativa de cerca de 5 mil pessoas a cada ano.

>>> Leia também: Estudo aponta nova ligação entre periodontite e AVC

O estudo, intitulado “Relationship between frequent recreational cannabis (marijuana and hashish) use and periodontitis in adults in the United States: NHANES 2011–12”,  foi publicado na revista Journal of Periodontology. Veja o original aqui.

Fonte: DentalTribune

Sair da versão mobile