Dental Press Portal

Lisura superficial e brilho em função do tempo de polimento em quatro resinas compostas

Resumo

O objetivo desse trabalho foi avaliar a lisura de superfície e brilho de quatro resinas compostas em função do tempo de polimento, utilizando um sistema de passo único. Usou-se discos de resina composta, medindo 2mm de espessura x 10 mm de diâmetro (32 total, n = 8), usando quatro materiais diferentes: Tetric N-Ceram (Ivoclar Vivadent), Charisma (Kulzer), Z-350XT (3M ESPE) e Herculite Precis (Kerr). A rugosidade de superfície dos espécimes foi padronizada em uma máquina de polimento utilizando lixas de granulação 320. Para a avaliação da rugosidade, um profilômetro portátil (DigiProfilo I) foi utilizado. Para determinar o brilho de superfície, o medidor de brilho Novo-Curve (Rhopoint) foi utilizado. Cinco medições de rugosidade e quatro de brilho foram realizadas por amostra. A análise post-hoc com o procedimento de Tukey revelou que as resinas Herculite Precis e Charisma apresentaram valores de lisura superficial significativamente melhores que os das resinas Tetric N-Ceram e Z350XT. Não houve diferença entre os tempos de 10 e 20 segundos, enquanto o tempo de 30 segundos resultou em valores significativamente superiores. Todas as resinas testadas apresentaram melhores graus de lisura superficial proporcional ao maior tempo de polimento. As resinas Tetric N-Ceram e Herculite Precis alcançaram os maiores valores de brilho após 10 e 20 segundos de polimento, respectivamente, enquanto as demais resinas precisaram de 30 segundos para alcançar os mesmos valores.

Palavras-chave: Cerâmica. Planejamento de prótese dentária. Dente molar. Cavidade pulpar.

 

Abstract

The objective of this study was to evaluate the surface roughness and glossiness of four composite resins as a function of polishing time using a one-step polishing system. Composite specimen discs measuring 2 mm thick x 10 mm diameter (32 total, n = 8) were fabricated using four different materials: Tetric N-Ceram (Ivoclar Vivadent), Charisma (Kulzer), Z-350XT (3M ESPE) and Herculite Précis (Kerr). The baseline surface roughness of the specimens was standardized on a polishing machine using sandpaper (320 grit). A portable profilometer (DigiProfilo I) and a glossmeter Novo-Curve (Rhopoint) were used for the assessment of roughness and gloss, respectively. Five measurements for roughness (10-20 micrometers distance between them) and four brightness measurements per sample were made per sample. Post-hoc analysis reveled that Charisma and Herculite Precis presented significant better surface roughness values than Tetric N-Ceram and Z350XT. There was no difference between the times of 10 and 20 seconds, while the time of 30 seconds resulted in significant higher values. All tested resins presented better roughness levels according to the polishing time. Tetric N-Ceram and Herculite Precis resins got the better gloss levels after 10 and 20 seconds of polishing, while other resins needed 30 seconds to reach the same levels.

 Keywords: Ceramics. Dental prosthesis design. Molar. Dental restoration failure.

 

 

 

Introdução

Os últimos passos técnicos durante a confecção de restaurações diretas de resina composta incluem as etapas de acabamento e polimento. Durante essa etapa, são definidas na restauração características que influenciarão diretamente sua performance clínica, entre elas, a lisura superficial e o brilho. As restaurações de resina composta devem apresentar lisura de superfície semelhante ao esmalte natural, sem causar alterações na percepção de conforto, no padrão de retenção de placa bacteriana ou na resistência ao manchamento ou descoloração1,2,3. Já o brilho obtido por meio do polimento influencia diretamente a aparência e em quão natural e imperceptível a restauração irá se adaptar à estrutura dentária remanescente4.

A capacidade de lisura e brilho das resinas compostas depende de suas características intrínsecas (ex: tamanho das partículas de carga, percentual de carga por peso/volume) e dos instrumentos utilizados para tal finalidade5,6,7. Inúmeros sistemas de acabamento e polimento foram desenvolvidos e propostos ao longo dos anos, porém, a tendência atual do mercado vai ao encontro do interesse dos clínicos, e busca a simplificação dessa etapa por meio da diminuição do tempo e do número de instrumentos necessários para se obter uma superfície propriamente acabada e polida. Sistemas de passo único vêm se tornando cada vez mais populares por supostamente serem capazes de alcançar esse objetivo de forma rápida e eficaz8,9

Poucos trabalhos na literatura pesquisaram o efeito de diferentes tempos de polimento quando sistemas de passo único são utilizados10. Devido à importância do conhecimento sobre o comportamento de diferentes materiais frente às mesmas condições de acabamento e polimento, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar a lisura de superfície e brilho obtidos em quatro resinas compostas em função do tempo de polimento, utilizando um sistema de passo único. A hipótese nula foi que não haveriam diferenças entre os materiais e tempos testados.

 

Material e Métodos

Discos de resina composta medindo 2mm de espessura x 10 mm de diâmetro (32 total, n = 8) foram fabricados num molde plástico customizado usando quatro materiais diferentes: Tetric N-Ceram (Ivoclar Vivadent, Schaan, Liechtenstein), Charisma (Heraeus Kulzer, South Bend, EUA), Z350XT (3M Espe, St. Paul, EUA) e Herculite Precis (Kerr, Orange, EUA) (Quadro 1). Os espécimes foram fotopolimerizados, inicialmente, por 60” com um fotopolimerizador LED Smart Lite Max (Dentsply), com potência de 1400 MW/cm2 e, depois, por 5’ em uma unidade de cura Triad (Dentsply, York, EUA). A rugosidade de superfície dos espécimes foi, inicialmente, padronizada em uma máquina de polimento utilizando lixas de granulação 320 por pelo menos 30”. Se falhas estivessem presentes na superfície dos espécimes, essa etapa era repetida até que as falhas fossem eliminadas. Medidas iniciais para a rugosidade de superfície e brilho foram tomadas. Para a avaliação da rugosidade, um profilômetro portátil (DigiProfilo I, Digiwork Instruments, Mississauga, Canadá) foi utilizado. Para a determinação do brilho de superfície, o medidor de brilho Novo-Curve (Rhopoint, East Sussex, Inglaterra) foi utilizado. Cinco medições de rugosidade (10 a 20μm de distância entre elas) e quatro medições de brilho, por rotação da amostra em incrementos de 45°, foram realizadas por amostra.

 

est_v10_n03_64fig01

 

As amostras foram polidas a 10.000rpm sob irrigação com água, utilizando o sistema OptraPol (Ivoclar Vivadent) e uma peça de mão elétrica (BienAir, Bienne, Suíça). Um único operador efetuou o polimento de todos os espécimes. O peso durante o polimento foi ajustado com um dispositivo personalizado para cerca de 2N. A rugosidade superficial e o brilho foram medidos em intervalos de 10 segundos, por um total de 30 segundos (10, 20, 30s).

Os dados foram estatisticamente analisados por meio da análise de variância com dois fatores (two-way ANOVA), tendo materiais e tempo como variáveis, seguido do teste post hoc de Tukey para comparações entre os grupos com nível de significância de 1% (SAS 9.2, SAS Institute Inc., Cary, EUA).

 

Resultados

Os dados referentes à lisura superficial estão demonstrados na Tabela 1 e na Figura 1. É claramente visível a redução da rugosidade da superfície inversamente proporcional ao tempo de polimento. A análise de variância revelou efeitos significativos de material e tempo, sem interações significativas. A análise post hoc com o procedimento de Tukey revelou que as resinas Herculite Précis e Charisma apresentaram valores de lisura superficial significativamente melhores que as resinas Tetric N-Ceram e Z350XT. Não houve diferença entre os tempos de 10 e 20 segundos, enquanto o tempo de 30 segundos resultou em valores significativamente superiores.

Os dados de brilho são mostrados na Tabela 2 e Figura 2. A análise de variância mostrou diferenças significativas entre os materiais testados e o tempo de polimento, com interações significativas entre eles. A resina Tetric N-Ceram atingiu o brilho máximo após 10 segundos, enquanto os outros materiais mostraram um aumento contínuo dos valores de brilho ao longo do tempo. Depois de 30 segundos de polimento, todos os materiais testados apresentaram valores de brilho estatisticamente semelhantes.

 

 

 

 

Discussão

Devido à variedade de materiais restauradores e instrumentos de acabamento e polimento atualmente disponíveis, faz-se importante a análise sistemática com relação à sua habilidade de produzir superfícies com polimento e brilho satisfatórios. A curiosidade com relação ao tempo de acabamento necessário para se obter superfícies propriamente polidas inspirou a execução da presente pesquisa. A presença de irregularidades superficiais pode criar problemas clínicos como manchamento, descoloração, retenção de placa, irritação gengival e cáries secundárias, afetando diretamente o desempenho clínico dessas restaurações1,2,3. O objetivo maior das etapas de polimento é produzir uma superfície livre dessas irregularidades. O limite crítico para rugosidade superficial foi descrito na literatura como 0,2µm2. Todas as resinas testadas nessa pesquisa demonstraram valores abaixo desse limiar após apenas 10 segundos de acabamento (Tab. 1).

Acredita-se que o tamanho e composição das partículas de carga são fatores determinantes na capacidade de um material ser acabado e polido11,12. Nesse estudo, resinas testadas com tamanhos médios de carga diferentes (Charisma com tamanho médio de partícula de 0,7µm, e Herculite Précis com tamanho médio de partícula de 0,4µm), resultaram em valores estatisticamente superiores de lisura superficial comparadas às resinas Tetric N-Ceram e Z350XT, que apresentam tamanho médio de partículas entre 6 e 10µm, respectivamente. Esse resultado sugere que a capacidade de polimento realmente é dependente de cada material testado em função da composição específica e tamanho das partículas de carga e matriz resinosa, como previamente descrito na literatura13,14.

No presente estudo houve uma interação significativa entre os materiais testados e o tempo de polimento, em termos de brilho. Após 10 segundos de polimento, a resina Tetric N-Ceram apresentou valores de brilho significativamente superiores às demais resinas testadas. A resina Herculite Précis alcançou os mesmos valores após 20 segundos, enquanto as resinas Charisma e Z350XT resultaram nos mesmos valores apenas após 30 segundos. Após 30 segundos, todas as resinas testadas apresentaram valores de brilho estatisticamente semelhantes. Heintze et al.10 descreveram a capacidade de sistemas de passo único com relação à habilidade de alcançarem altos valores de brilho no decorrer dos primeiros 10 segundos de polimento, como observado no presente estudo para a resina Tetric N-Ceram. A literatura recente é abundante em trabalhos comparando diferentes sistemas de acabamento e polimento ou diferentes resinas compostas com relação à lisura superficial e brilho14-20, entretanto, apenas uma publicação observou o efeito de diferentes tempos de acabamento e polimento10.

Existem poucas referências na literatura com respeito à relação entre o brilho e rugosidade da superfície de materiais odontológicos. O brilho é um fenômeno óptico que depende do padrão de reflexão da luz. A rugosidade superficial é uma variável que influencia, mas que não é invariavelmente relacionada com o brilho, e vice-versa10. Na presente pesquisa, tanto a lisura de superfície quanto o brilho melhoraram consistentemente no decurso do processo de polimento.

A análise dos resultados pesquisa sugere um tempo mínimo de acabamento e polimento de 30 segundos para se obter uma superfície propriamente lisa e, como consequência, com alto grau de brilho. Mais pesquisas sobre o tempo de polimento são necessárias, especialmente testando tempos prolongados de acabamento como 45 segundos, um, ou até mesmo dois minutos, para que conclusões clinicamente relevantes possam ser aferidas no futuro.

 

Conclusões

Sob as limitações e condições dessa pesquisa in vitro, é possível concluir que:

» A hipótese nula foi rejeitada.

» Todas as resinas testadas apresentaram melhores graus de lisura superficial proporcional ao maior tempo de polimento, sendo o tempo de 30 segundos significativamente superior aos tempos de 10 e 20 segundos.

» O tempo necessário para se obter maiores graus de brilho é material-dependente. Tetric NCeram e Herculite Précis alcançaram os maiores valores de brilho após 10 e 20 segundos de polimento respectivamente, enquanto as demais resinas precisaram de 30 segundos para alcançar os mesmos valores.

 

 

Como citar este artigo:

Sensi LG, Roulet JF, Marson FC. Lisura superficial e brilho em função do tempo de polimento em quatro resinas compostas. Rev Dental Press Estét. 2013 jul-set;10(3):64-8.

 

» Os autores declaram não ter interesses associativos, comerciais, de propriedade ou financeiros que representem conflito de interesse, nos produtos e companhias descritos nesse artigo.

Sair da versão mobile