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Julho tem as cores da Ortodontia!

Julho Laranja celebra a prevenção ao tratamento ortodôntico e a conscientização do público sobre os benefícios do tratamento em ortodontia

Julho L

O Palácio do Planalto, desde o dia 14 de julho, está diferente. Tradicionalmente iluminado com as cores rosa e azul, nos meses de outubro e novembro – para alertar sobre os cuidados dos cânceres de mama e próstata -, o escritório da presidência da república passa a ressaltar novas cores e novos cuidados. Seja bem-vindo ao “Julho Laranja“!

A Drª Cibele Albergia foi a criadora da campanha que tem como foco atenção e prevenção precoce para o tratamento ortodôntico. O slogan da campanha “Cuidados precoces, sorrisos para toda a vida”, explica muito da importância de conscientizar a população de que não é necessário esperar a dentadura permanente para iniciar as consultas de crianças ao ortodontista.

“Nós fizemos várias pesquisas para chegar na cor e no mês. O laranja, por exemplo, transmite confiança e alegria. O mês de julho, tradicionalmente, é de férias escolares e os pais usam esse tempo para levar os filhos aos dentistas. Até cogitamos o mês de setembro, porque é quando se celebra o dia do ortodontista, mas como já havia a campanha  setembro amarelo (prevenção ao suicídio), optamos por julho”, explicou a Drª Cibele.

O mascote da campanha foi criado pela artista plástica gaúcha, Clarissa Motta. Um pássaro foi escolhido pelos organizadores da campanha, por diversos simbolismos: atrair a atenção das crianças, ao mesmo tempo que simboliza a inteligência, a sabedoria, o divino e a alma.

A campanha começou, em 2019, já com o apoio substancial da comunidade odontológica. A ideia é que em breve o conceito de prevenção na saúde bucal da campanha, saia do escopo apenas da Ortodontia e atinja a odontologia como um todo, ressaltando esse importante conceito das áreas que são inerentes a saúde: o bem-estar do paciente.

“A campanha foi projetada para colocar a odontologia e a prevenção em evidência. Também está de acordo com o ideal que a prevenção representa a maior expressão de bem-estar que as pessoas podem experimentar na área da saúde”, ressaltou a Drª Cibele, em referência a professora Daniela Garib, colaboradora da campanha.

Tão importante quanto conscientizar a população em geral, promover o tratamento preventivo entre os próprios cirurgiões-dentistas é uma necessidade, segundo a Profª. Drª. Daniela Garib. Segundo ela, clínicos gerais, normalmente, encaminham as crianças para o ortodontista depois dos 12 anos, quando o paciente já está com a dentadura permanente.

O ideal, segundo a professora da FOB (Faculdade de Odontologia de Bauru), da USP (Universidade de São Paulo) é começar os trabalhos por volta dos 6 anos, quando a criança ainda tem a dentadura mista, o que propicia um trabalho preventivo mais efetivo.

“Países como a Escandinava fazem trabalhos preventivos em ortodontia como política pública, desde 1974. Os Estados Unidos têm como protocolo o ortodontista aos seis anos já há bastante tempo. Aqui no Brasil, infelizmente, temos essa cultura de só encaminhar para o ortodontista depois que todos os dentes de leite caem e chega a dentadura permanente”, ponderou Drª Garib.

Justamente por esse motivo, o trabalho de conscientização que ela promove, começa desde a graduação com seus alunos. Ela acredita que, desta forma, com a mentalidade dos alunos já preparada desde os anos de universidade, será mais fácil propiciar aos pacientes tratamentos preventivos mais cedo do que o usual.

Drª Garib explica que, ainda que seja nova a campanha, esse tipo de ação já toma proporções que viabilizam a revisão de políticas públicas na área da saúde. Segundo ela, esse impacto não seria possível sem o engajamento da classe para promover esse tipo de mudança.

“Já está começando a ter mudanças. Em paralelo a campanha do CRO (Conselho Regional de Odontologia) do Distrito Federal, começamos a auxiliar em um projeto de lei. Em 27 de fevereiro deste ano foi aprovada uma lei, regional, no Distrito Federal, para que as crianças tenham acesso ao tratamento ortodôntico na escola. Em virtude dessa lei, uma deputada federal protocolou uma lei que impacta o Brasil inteiro. Embora esteja ainda em tramitação, é um grande passo para a área”, destacou a professora.

Você pode acompanhar as publicações do “Julho Laranja”, no Instagram, através do profile oficial da ação: @julholaranja. Lá, é possível acompanhar as ações que estão sendo realizadas em todo o Brasil, bem como entender um pouco mais do conceito da ação e os benefícios para o público.

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