Dental Press Portal

Jovens que passam muito tempo no computador são mais propensos a negligenciar a saúde bucal, diz estudo

Jovens que ficam mais tempo no computador são mais propensos a negligenciar a saúde bucal

Uma pesquisa realizada pela Oral Health Foundation, com 1,5 mil jovens de 18 anos, constatou que aqueles que passam mais tempo utilizando computadores são mais propensos a negligenciar a saúde bucal, tendo menor probabilidade de escovar os dentes, usar fio dental e visitar regularmente um dentista.

Os resultados são particularmente preocupantes para os jovens, onde a escavação de duas vezes por dia caiu para abaixo de 50% para os que usam excessivamente o computador. Descobertas adicionais mostram que jovens com uso excessivo do computador têm até 25% mais chances de sofrer de sangramento das gengivas, e quase o dobro de probabilidade de faltar à escola devido a dor dentária.

Nigel Carter, diretor executivo da Oral Health Foundation, destaca que os resultados podem apontar para uma educação mais incisiva, sobre os perigos do uso excessivo de computadores, incluindo programas educacionais que promovam estilos de vida saudáveis.

“Há uma necessidade urgente de mais educação; tanto nas consequências do uso excessivo do computador quanto aos benefícios de manter uma boa higiene oral. É necessário ser comunicados às crianças e às famílias antes de começar a afetar negativamente a sua saúde e bem-estar”, ressaltou

Segundo o Dr. Carter há evidências crescentes sugerindo que o uso de computadores está ligado a vários problemas de saúde nos adolescentes. No passado a  atenção na saúde dos adolescentes estava focada nas relações com obesidade, fumo, bebida e mudanças de comportamento. No entanto, há sinais de que o uso excessivo dos computadores também pode afetar a saúde oral.

“Embora a internet e os jogos de computador possam muitas vezes revelar uma distração necessária e importante é, no entanto, necessário que as crianças priorizem a sua saúde. Escovar por dois minutos duas vezes ao dia com um creme dental com flúor é a maneira mais eficaz de manter a boca limpa e saudável e de permanecer livre de doenças dentárias”, ponderou.

Outras descobertas do estudo revelaram que quanto mais tempo os adolescentes passam com o computador, mais açúcar eles consomem. A quantidade e a frequência de refrigerantes e lanches aumentam para os que utilizam  mais de três horas diárias o computador. Esses adolescentes também são mais propensos a não almoçar no período correto e a comer menos frutas e legumes.

“A cárie dentária é a doença crónica mais comum em crianças no Reino Unido e é causada pelo excesso de açúcar. Os danos causados pelo açúcar são evidente, resultando em milhares de crianças em toda a Grã-Bretanha com cáries e, nos piores casos, dentes podres a terem que ser extraídos. É uma situação de partir o coração porque a realidade é que a cárie dentária é amplamente evitável”, acrescenta o Dr. Carter.

Na Inglaterra, quase a metade (46%) das crianças de 15 anos e um terço (34%) das crianças de 12 anos apresentam sinais óbvios de cárie dentária. No ano passado, o NHS England gastou mais de 50 milhões de libras na extração de dentes de crianças.

 

Fonte: Oral Health Foundation e Jornal Dentistry

Artigo original: “Excessive computer use linked to poor oral health in teenagers”

Sair da versão mobile