Ícone do site Dental Press Portal

Invisalign e UERJ realizam tratamentos ortodônticos gratuitos

Fundada em 1997 nos EUA, a Align Technology é a empresa por trás do sistema Invisalign, que vem revolucionando, em todo o mundo, a forma de realizar tratamentos ortodônticos.Investindo anualmente mais de 60 milhões de dólares em pesquisa, em 2012 a Align trouxe ao Brasil o Programa Universidade Invisalign.

A ideia da iniciativa é fornecer às universidades participantes tratamentos gratuitos para fins de pesquisa científica. Além de impulsionar a evolução clínica do sistema, o Programa Universidade Invisalign abraça uma causa socioeducativa, propiciando experiência clínica aos alunos e tratamento gratuito aos pacientes.

No ano passado, o projeto de pós-graduação em ortodontia da aluna Juliana Nogueira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), garantiu à instituição cinco tratamentos gratuitos Invisalign. Orientada pelo Dr. Jonas Capelli, coordenador do departamento de ortodontia da UERJ, a pesquisa analisa a percepção de dor em pacientes submetidos a diferentes sistemas de tratamento ortodôntico. “O trabalho compara o relato de pacientes Invisalign com o relato de pacientes de tratamento ortodôntico convencional fixo”, diz o Dr. Jonas Capelli.

Ele explica que os cinco tratamentos ganhos da Invisalign serão feitos em pacientes de diferentes padrões socioeconômicos. “São casos que podem ser tratados com Invisalign, uma vez que não indicamos o sistema a todos os pacientes”, diz Dr. Jonas.

Um detalhe curioso observado pelos profissionais do departamento de ortodontia da UERJ, é que, quanto mais elevado o padrão socioeconômico do paciente, é maior seu interesse por aparelhos discretos. E vice-versa.

“Recentemente realizamos o tratamento Invisalign em um paciente carente. Ele ficava muito quieto durante as consultas de rotina. Um dia perguntei o que o incomodava. Ele estava frustrado porque o pessoal da sua comunidade não via que ele usava aparelho”, lembra Dr. Jonas.

 

Mais sobre Invisalign

Desenvolvido pela Align Technology, companhia de dispositivos ortodônticos presente em mais de 90 países e pioneira no mercado de aparelhos removíveis imperceptíveis, o sistema Invisalign é baseado em alinhadores que eliminam o desconforto e a dificuldade de higienização dos aparelhos ortodônticos convencionais fixos. Para cada tratamento Invisalign são encomendados em média 40 alinhadores – 20 superiores e 20 inferiores. Trocados em intervalo aproximado de uma quinzena, os alinhadores devem ser usados no mínimo 22 horas por dia. Podendo ser removidos durante o tratamento, característica que facilita a alimentação do paciente e sua higiene bucal, os alinhadores Invisalign são feitos com SmartTrack, material ortodôntico maleável e translúcido, que ajuda a assegurar o conforto do paciente.

O sistema Invisalign conta com 103 mil ortodontistas credenciados e mais de 3,5 milhões de tratamentos iniciados em todo o mundo. No Brasil, o sistema Invisalign conta com mais de 2,8 mil ortodontistas credenciados.

Fonte: Assessoria de imprensa Invisalign

Sair da versão mobile