Dental Press Portal

Intervenção preventiva melhora saúde bucal de idosos

Uma intervenção preventiva de saúde bucal adaptada melhorou significativamente a limpeza dos dentes e próteses dentais de idosos clientes de cuidados domiciliares. Além disso, a capacidade funcional e a função cognitiva estavam fortemente associadas a uma melhor higiene bucal, de acordo com um novo estudo da Universidade da Finlândia Oriental.

intervenção preventiva
A intervenção reduziu significativamente o número de dentes cobertos com placa e melhorou a higiene da prótese (Fonte: Reprodução)

O estudo faz parte de um outro de intervenção maior, o NutOrMed, que visa a otimização da nutrição, saúde bucal e medicação de idosos necessitados de cuidados domiciliares. Iniciado em 2013, o NutOrMed compreende seis meses de intervenções de saúde bucal e nutrição nas casas destes idosos de 75 anos ou mais, com resultados publicados na revista Age and Aging.

>>> Leia Também: Perda de dentes aumenta em idosos risco de problema de saúde física e mental

Como se realizou a pesquisa?

Foram feitos uma entrevista e um exame clínico bucal em um grupo de intervenção de 151 participantes e em um grupo de controle de 118 participantes. A idade média do grupo de intervenção foi de 84 anos e de 85 anos no grupo controle. O grupo de intervenção recebeu uma intervenção personalizada de higiene bucal e de prótese dentária. Eles foram aconselhados a escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia com creme dental com flúor, e limpar espaços interdentais, dentaduras e mucosa bucal diariamente.

Ambos os grupos foram re-entrevistados e re-examinados após seis meses. A intervenção reduziu significativamente o número de dentes cobertos com placa e melhorou a higiene da prótese. A redução do número de dentes cobertos de placa foi associada com a capacidade funcional e função cognitiva. Apesar do efeito positivo, quase a metade dos dentes no grupo de intervenção tinha placa mesmo após a intervenção. No grupo de controle, os hábitos de saúde bucal se deterioraram durante o seguimento dos seis meses.

Qual a importância da pesquisa?

A saúde bucal afeta nitidamente a qualidade de vida, nutrição e saúde geral em pessoas mais velhas. Deficiência cognitiva e dependência funcional muitas vezes levam a um comprometimento da higiene bucal diária. É responsabilidade do pessoal dos cuidados bucais planejar um regime preventivo individualizado e realista para clientes idosos necessitados de cuidados domiciliários. Para os clientes que precisam de ajuda diária com os procedimentos de higiene bucal, o apoio à higiene bucal deve ser incorporado no plano de cuidados diários realizado por seus respectivos enfermeiros.

Fonte: ScienceDaily

Sair da versão mobile