Dental Press Portal

Insights: Ortodontia e as redes sociais – por Marcos Janson

Marcos Janson

Especialista e Mestre em Ortodontia pela FOB-USP, professor e coordenador do curso de Especialização em Ortodontia da Ciodonto (Sertãozinho/SP) e revisor científico do American Journal of Orthodontics. Autor dos livros Ortodontia Objetiva, Ortodontia em Adultos e Insights em Ortodontia.

A Ortodontia é uma especialidade que tem um tempo longo de execução, nada é imediato e as alterações promovidas nos dentes e tecidos moles da boca e da face são morosas, mas previsíveis. Como essas modificações são lentas, o processo de aprendizado também o é, pois durante o tratamento pode-se perder a noção da posição original e o que está sendo gerado, perdendo um dos pontos fundamentais do aprendizado que é a relação de causa-efeito.

O Ortodontista tem que ser observador, paciente, sistemático e persistente e uma das ferramentas mais importantes que tem a seu dispor é a fotografia. Essa sim, permite observar a relação causal de um movimento dentário e seus efeitos e, assim, tem-se a possibilidade de sistematizar o processo.

Obviamente, esse é o caminho dourado do aprendizado, porém tem-se que percorrer uma longa estrada para dominar com maestria todas as diferentes situações e seus efeitos nas diferentes más oclusões existentes. Para encurtar o caminho daquele que se inicia nessa nobre arte ou que já a está trilhando, o estudo de casos clínicos e a sistematização dos seus efeitos é fundamental, pois permite associar aquilo que se vai tratar, com os seus objetivos oclusais, estéticos e anseios do paciente, com uma situação semelhante já tratada.

Essa é a minha visão em relação ao planejamento e tratamento ortodôntico, uma série de protocolos de tratamento e associação de resultados que permite ao clínico a utilização imediata nos seus casos. Devido ao acesso maciço dos profissionais nas mídias sociais nos dias de hoje, e por ser atuante nessas mídias, sempre com o objetivo de levantar questionamentos clínicos e éticos em relação à especialidade, surgiu a ideia de elaborar essa série de livros denominada INSIGHTS, onde o ponto de partida da discussão e elaboração de determinados tratamentos parte de um post que foi muito comentado e visualizado, e suscitou uma série de dúvidas.

Dessa forma, as mídias sociais funcionam como um termômetro de como anda a prática da Ortodontia e onde estão as maiores deficiências, tornando possível fazer uma obra extremamente clínica e esclarecedora.

* publicado originalmente como apresentação do livro Insights, de Marcos Janson (Dental Press, 2018)

Sair da versão mobile