Dental Press Portal

“Insights em Ortodontia Lingual” reúne experiências valiosas com a técnica

“Toda obra literária, principalmente as científicas, traz em seu escopo o estilo e a personalidade de seu criador. Este livro, extremamente bem organizado, presenteia a comunidade ortodôntica com informações e experiências de seus autores com o que existe de mais atualizado sobre a Ortodontia Lingual.” É assim que o publisher da editora Dental Press, Laurindo Furquim, apresenta o livro Insights em Ortodontia Lingual (Dental Press, 2018), de Marcos Prieto e Acácio Fuziy.

Marcos Prieto com aluna do curso de capacitação em ortodontia lingual, na Dental Press, em abril de 2018 (Foto: Dental Press)

A obra é resultado de anos de experiência clínica em Ortodontia Lingual dos autores, e evidencia que é possível corrigir diversas más oclusões com o emprego da técnica, a partir de criterioso diagnóstico, planejamento, montagem técnica precisa dos aparelhos e domínio da biomecânica.

O livro contém textos concisos, ilustrações e exemplificações com casos clínicos que apresentam os Insights, que poderão ser aplicados de forma simplificada na correção dos problemas ortodônticos. “O leitor perceberá que a técnica e mecânica proposta pelos Autores, desmitificarão alguns dogmas sobre as dificuldades, sistematicamente, apregoados à técnica lingual. Livro elaborado e revisado com dedicação e esmero, recheado de casos clínicos bem finalizados e documentados”, diz Furquim.

 

Os autores

O autor idealizador do livro, Marcos Prieto, tem enorme experiência no assunto desde 1984, quando participou de um Curso em Presidente Prudente (SP). Desde então, preocupado com os altos custos dos braquetes utilizados, percebeu que este fato seria um empecilho para o pleno desenvolvimento da técnica. Finalmente, em 2006, criou os braquetes e arcos linguais dentro dos conceitos do Arco Contínuo de Andrews, que trabalha de forma precisa, rápida e econômica e com boa relação custo/benefício para o ortodontista e para o paciente.

>>> Leia também: Marcos Prieto ministra curso sobre Ortodontia Lingual

Prieto é mestre em Ortodontia, diplomado pelo BBO e membro de importantes entidades da Ortodontia Lingual: World Society of Lingual Orthodontics, European Society of Lingual Orthodontics e Associação Brasileira de Ortodontia Lingual (ABOL), da qual é diretor.

Acácio Fuziy, que acrescentou à obra valiosos conhecimentos acadêmicos, é pós-doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Professor Associado do Programa de Mestrado em Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), além de professor do Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Ortodontia Lingual

Ortodontia Lingual é considerada uma técnica que atende aos parâmetros de estética, pois não afeta o sorriso durante o período de tratamento.

A técnica surgiu no final dos anos 1970, colando-se o aparelho convencional na face lingual dos dentes. Além da função estética, o desenvolvimento de materiais e técnicas, especialmente para o procedimento, resultou em tratamento mais confortáveis para o paciente e alto grau de solução de problemas funcionais.

No entanto, essa abordagem de tratamento exige maior habilidade manual do ortodontista devido a dificuldade de acesso à superfície lingual. Para isso, ele deve ter amplo conhecimento da técnica e das limitações do procedimento.

Sair da versão mobile