Dental Press Portal

Impressora 3D garante resultados precisos na odontologia, diz especialista

dpjo_v19_n02_115fig08Com a alta tecnologia proporcionada à área odontológica, tratamentos que demoravam meses ou anos, são feitos agora com total precisão e agilidade.

A associação dos scaners e impressoras 3D proporcionou um aumento significativo aumento na facilidade dos tratamentos odontológicos. “Antes, eram usados materiais como metal, amálgama e resinas, que não são 100% eficientes, pois podem escurecer ou apresentar problemas estéticos, além da elaboração demorada e imprecisa, devido à dependência do trabalho manual ou de laboratórios externos. Com o Scanner 3D, podemos usar materiais cerâmicos fortes para restaurar os dentes resistentes, com beleza e função”, explica Dr. Robert Coachman, dentista e diretor da Well Clinic – empresa que atua há mais de uma década no ramo odontológico e tecnológico.

O sistema usa tecnologia CAD CAM (sigla em inglês para desenho e elaboração guiados por computador), sendo constituído de uma câmera, um computador e uma máquina de usinagem.

O dentista manuseia o novo aparelho de forma a capturar imagens dentro da boca e um moderno sistema de computador transforma essas imagens em uma imagem 3D. Isso possibilita a produção de próteses com altíssimo grau de detalhes. Essa simulação 3D pode ser pré-visualizada pelo paciente antes mesmo da confecção do futuro substituto do dente.

“Primeiro são feitas imagens digitais de seus dentes usando uma câmera colorida de alta precisão especializada (scanner intraoral). O computador, em seguida, usa essas imagens para projetar uma restauração personalizada para você, combinando com o ajuste e formato de seus dentes naturais vizinhos. Finalmente, a unidade de fresagem computadorizada (semelhante a uma impressora 3D) produz a sua restauração com cor e formatos exatos”, diz Robert.

A impressão é feita em com uma impressora 3D, garantindo um grau de fidelidade muito superior as próteses feitas manualmente. Em geral, isso melhora em muito o encaixe da prótese com os outros dentes, melhorando a mordida e a durabilidade da prótese.

 

Fonte: MD Assessoria & Comunicação

Sair da versão mobile