Dental Press Portal

Implantes de magnésio ​​podem melhorar osseointegração em pacientes com osteoporose

De acordo com novas pesquisas da Suécia, implantes de magnésio poderão possivelmente melhorar a osseointegração de pacientes com osteoporose e também se tornar um método inovador de formação óssea.

Como foi realizada a pesquisa?

Os pesquisadores, ao testar os efeitos celulares e moleculares dos implantes à base de magnésio nos estágios de cicatrização precoce da integração do implante, descobriram que a liberação de magnésio promoveu uma formação óssea rápida e ativação de sinais osteogênicos perto de implantes colocados em osso osteoporótico.

“Observamos que o material do implante desapareceu, tendo formado cálcio e fosfato, que são semelhantes à estrutura óssea”, disse a pesquisadora e doutora Silvia Galli, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Malmö (Suécia), à emissora pública de rádio Sveriges Radio.

>>> Leia Também: Clorexidina e suas aplicações na Endodontia: revisão da literatura

Qual a importância dos resultados?

Usando implantes à base de magnésio que se dissolvem completamente ao longo do tempo, ao invés de implantes de titânio, a osseointegração em pacientes com osteoporose pode ser melhorada. O desses implantes pode ser ainda um método potencial para restaurar crânios após fraturas faciais, através da promoção de uma nova formação de tecido ósseo à medida que o implante se dissolve.

De acordo com Galli, a quantidade de metal usada nos implantes é tão insignificante que é eliminado do corpo sem deixar um traço do evento traumático ocorrido, sem quaisquer efeitos colaterais para os rins ou necessidade de um segundo procedimento cirúrgico para remover o implante. O professor Lars Magnus Bjursten, da Universidade de Lund (Suécia), enfatizou que até agora o método só foi testado em modelos animais e vai precisar de mais investigação antes de prosseguir com testes clínicos em pacientes humanos. No entanto, ele disse que é importante procurar sempre alternativas, particularmente na ortopedia, e que o magnésio parece ser um material útil.

Fonte: DentalTribune


Gostou desta pesquisa? Confira mais estudos na área de Implantodontia e Odontologia Estética na Revista Journal of Clinical Dentistry and Research (JCDR), revista oficial da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Saiba mais aqui!

Sair da versão mobile