Dental Press Portal

Implantes: da cirurgia à reabilitação oral

Dental Press lança novo livro: Implantes: da cirurgia à reabilitação oral, essa obra foi idealizada com o objetivo de possibilitar uma visão geral da Implantodontia, desde situações simples e corriqueiras, até casos de alta complexidade. Acreditamos que será útil tanto para iniciantes quanto para clínicos mais experientes. Confira abaixo informações sobre o autores, conteúdo do livro, ficha técnica e o seu Prefácio.

 autores_01

Os autores

Prof. Dr. Mauro Tosta: Graduado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, em 1992. Pertencendo a uma família de cirurgiões-dentistas, desde 1988 teve contato com a área odontológica e a atividade laboratorial em prótese dentário. Especialista em Periodontia e Implantodontia, atua em clínica privada há mais de 20 anos. Foi membro dos Departamentos de Periodontia e Cirurgia/Traumatologia Bucomaxilofacial do Centro Odontológico da PMESP (1996-2004). Envolvido em atividades do ITI – International Team for Oral Implantology – desde 1996, hoje em dia atua como Fellow, Speaker e Membro do Leadership Team da Seção Brasileira. Coordena cursos de Aperfeiçoamento e Especialização em Implantodontia há mais de 15 anos. É autor de capítulos de livros e trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Ministra palestras em todo o Brasil e no exterior. Mestre em Semiologia e Doutor em Morfologia, concentrando sua linha de pesquisa na reparação de enxertos ósseos em humanos.

Prof. Dr. Gastão Soares de Moura Filho: Formado em Odontologia pela Universidade de São Paulo, no ano de 1987, sempre dedicou sua vida profissional à Prótese Dentária, tornando-se especialista pela mesma universidade no ano de 1991. Em 1996 tornou-se Mestre em Prótese Dentária pela Faculdade de Odontologia da USP e, no ano de 2003, defendeu seu Doutorado em Prótese Dentária pela mesma instituição. É membro da International Team for Oral Implantology. Há mais de 25 anos se dedica à docência, com coordenação de diversos cursos de Graduação e Pós-graduação. Trabalha com implantes há mais de 17 anos e tem atuação em sua clínica particular nas áreas de Estética, Prótese Dentária e Reabilitação Oral.

 

 

Conteúdo do livro:

Capítulo 1 –   Apresenta aspectos gerais da prática clínica com implantes, mencionando temas atualmente relevantes na especialidade e em áreas afins.

Capítulo 2 – Aborda os defeitos ósseos mais frequentes, a utilização de materiais de preenchimento ósseo e os mecanismos da reparação óssea.

Capítulo 3 –  Mostra, em detalhes, diferentes modalidades de tratamento em áreas com envolvimento estético.

Capítulo 4 –  Dedicado exclusivamente ao setor posterior, apresentando alternativas clínicas para a região.

Capítulo 5 –  Conclui a obra desvendando algumas fases da Reabilitação Oral, por meio da utilização dos implantes como ferramentas importantes para a fixação de diferentes tipos de reabilitações protéticas.

Nos casos clínicos, destacamos etapas importantes para sua resolução, além de apresentarmos as “notas dos autores”, onde abordamos aspectos pertinentes aos tratamentos realizados.

“Esperamos que todos desfrutem deste livro, e que ele possa contribuir para a prática clínica diária”, afirmam os autores.

 

Sumário detalhado:

1. Estado atual da prática clínica com implantes

2. Tratamento de defeitos ósseos no rebordo alveolar

3. Tratamento de áreas estéticas

4. Tratamento de áreas posteriores

5. Reabilitação oral

Referências

 

Ficha Técnica:

– ISBN 978-85-88020-81-8

– 592 páginas;

– mais de 2.000 imagens;

– 35 casos clínicos ricamente documentados;

– Dicas clínicas e notas dos autores;

– Edição luxo.

 

Prefácio:

Vivenciamos, há poucos anos, a inesquecível e surpreendente experiência de publicar um livro que, indiscutivelmente, transformou positivamente nossas vidas profissionais. Antes disso, tínhamos muitas dúvidas se tanto esforço valeria a pena, e inúmeras vezes pensamos em desistir de nosso sonho, mas, felizmente, encaramos o desafio e conseguimos concretizar o projeto. Desde então, nos tornarmos grandes incentivadores de colegas que almejam o mesmo objetivo. Entendemos que a publicação de um livro representa muito mais que um mero projeto profissional técnico/científico, é algo muito mais abrangente, que envolve muitos anos de dedicação, doação, e, porque não, de certas privações durante todas as etapas de planejamento e execução – representa um projeto de vida!

Durante muitos anos, esse honroso privilégio competia apenas a professores catedráticos vinculados a importantes centros acadêmicos, mas, atualmente, a Odontologia brasileira passa por uma importante repaginação, contando com inúmeros profissionais que, além de cientificamente qualificados, também são clinicamente competentes, capazes de expressar sua opinião e de mostrar seu trabalho independentemente de chancelas universitárias. Esse é o perfil dos autores desta obra – professores/clínicos (não necessariamente nesta ordem!) experientes e bem sucedidos, que poderiam esquivar-se desse desafio em prol da comodidade, mas que preferiram expor sem constrangimento e medo de errar, o acúmulo de suas experiências profissionais em mais de 20 anos de atuação nessa dinâmica e fascinante Implantodontia.

O equilíbrio entre a sustentação científica e a apresentação detalhada de dezenas de casos clínicos muito bem documentados definem a estrutura da obra, que extrapola a discussão de situações simples, transitando no árduo ambiente da reabilitação de casos complexos. São casos do dia a dia, alguns favoráveis e outros limitados; alguns previsíveis e outros desafiadores, que, independentemente do grau de dificuldade, seguem com rigor o mesmo protocolo de planejamento e tratamento. Implantes: da cirurgia à reabilitação oral é um livro completo, com uma linguagem palpável e objetiva, sem exageros. As imagens são autoexplicativas; porém, sempre endossadas por descrições detalhadas das técnicas operatórias utilizadas.

Quando os amigos Mauro e Gastão manifestaram sua vontade de publicar um livro, nossa posição foi de que deveriam embarcar imediatamente nessa aventura. Não medimos esforços para incentivá-los, porque tínhamos a certeza que essa obra traria grande contribuição à comunidade odontológica, e, felizmente, não estávamos enganados. Certamente, essa “dobradinha” de um cirurgião e um protesista, com formações e visões distintas, favoreceu a obtenção de resultados convincentes, capazes de confortar a função mastigatória e otimizar o sorriso, mas, acima de tudo, de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Trabalhos em equipe exigem muita humildade, paciência e jogo de cintura. Temos convicção que os esforços hercúleos dos autores para a produção dessa obra serão recompensados pela satisfação de leitores que buscam excelência profissional. Parabéns pelo projeto, mas o presente é nosso!

Prefaciado pelos doutores Julio Cesar Joly, Paulo Fernando Mesquita de Carvalho e Robert Carvalho da Silva

 

Onde comprar: www.dentalcompras.com.br

Sair da versão mobile