Ícone do site Dental Press Portal

HPV pode ser descoberto em consulta odontológica de rotina

Uma consulta ao cirurgião-dentista pode revelar mais que a necessidade de um tratamento odontológico. Feridas na mucosa, como aftas e verrugas, podem ser indício de uma doença séria: o HPV. O vírus, transmitido em relações sexuais, é um dos grandes responsáveis por tumores malignos na boca e na garganta.

Pouco divulgado, esses cânceres têm sido cada vez mais recorrentes.  O mais alarmante é que há 10 anos o HPV era associado apenas a 25% dos diagnósticos do câncer de amígdala e, agora, responde por 80% desses tumores.

A prática sexual sem proteção é um dos principais fatores do crescimento do HPV, principalmente entre os jovens. Outro risco é a desinformação. Prova disso é que 70% dos cânceres são diagnosticados em fases avançadas, dificultando a cura.

Por isso, as consultas ao dentista podem antecipar o início do tratamento e, assim, garantir o sucesso do mesmo. No caso dos cânceres de boca e garganta, além de proteção na hora do sexo oral, também são recomendadas práticas mais saudáveis de vida como boa alimentação, atividade física e sono regular. É recomendável ainda evitar o excesso de bebida alcoólica, açúcar e sal, bem como o tabagismo. O tratamento mais adequado será prescrito pelo profissional responsável pelo tratamento.

 Fonte: Assessoria de Imprensa CRO-SP

Sair da versão mobile