Dental Press Portal

Higienização — saiba como prevenir a dermatite

Uma das questões mais comuns entre os profissionais de saúde bucal é a irrigação da pele causada pela frequente higienização das mãos (cerca de 30 vezes por dia). Os agentes de lavagem do sabão e dos antimicrobianos podem secar e danificar a pele, devido a remoção de óleos protetores e lipídios quando essas substâncias são aplicadas com muita frequência. O epitélio queratinizado torna-se dolorido e vermelho, com inflamação local e levando a irritação e dermatite.

Higienização excessiva pode agravar dermatite (Fonte: Reprodução)
Higienização excessiva pode agravar dermatite (Fonte: Reprodução)

A dermatite de irrigação é muitas vezes encontrada em dentistas e outros especialistas da saúde que possuem pele sensível e com um histórico de problemas de pele. Os sintomas desta dermatite são localizados e se desenvolvem gradualmente. Os profissionais dentais experimentam desconforto, sangramento e dor como resultado de seus procedimentos de higiene de rotina.

>>>Leia Também: A polêmica do flúor – afinal, faz mal ou não?

Para a prevenção e tratamento da dermatite, são necessárias a avaliação das causas, resolução da irritação e escolha dos produtos certos para o uso diário.

  1. Os dentistas com dermatite devem usar um sabão suave, não antimicrobiano. O principal objetivo é limpar as mãos, e você pode fazer isso sem o uso de anti-sépticos antimicrobianos que podem resultar em secagem adicional;
  2. Antes de secar as mãos, tanto os anti-sépticos antimicrobianos como os sabões à base de água devem ser enxaguados completamente. Isto é indicado para todos os profissionais da saúde com qualquer grau de dermatite. O epitélio danificado tende a potencializar a aderência do sabão, tornando assim mais difícil a remoção do agente;
  3. Ao limpar as mãos sem utilizar água fazendo uso apenas do álcool,  emolientes podem ser úteis. O álcool é muito eficaz como antimicrobiano na pele, no entanto, é propriedade desidratante e prejudicial às proteínas, podendo causar ressecamento da pele. A fim de neutralizar tais efeitos destrutivos você pode usar emolientes. Além disso, use água fria para procedimentos rotineiros de lavagem das mãos, porque a água quente abre os poros epiteliais para lixiviação de sabão de óleos e lipídios da pele;
  4. Você pode também incluir loções à base de água para seus procedimentos de higiene de rotina porque promove a integridade da pele.
>>>Leia Também: Visitar regularmente o dentista pode diminuir o risco de pneumonia

O tratamento dental de alta qualidade necessita que o dentista esteja totalmente concentrado nos pacientes. É difícil se concentrar se o profissional tiver dermatite cutânea causada por procedimentos de higiene de rotina.

Fonte: DentalTime

Sair da versão mobile