Dental Press Portal

Herpes e doenças bucais — será que há alguma relação?

Uma doação de 2 milhões de dólares do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos ajudará os pesquisadores da University of Illinois at Chicago (UIC) a estudar como o herpesvírus e seus mecanismos moleculares subjacentes contribuem para o aumento da inflamação em doenças bucais, como a periodontite.

herpesvírus

Liderados por Afsar Naqvi, PhD, da Faculdade de Odontologia da UIC, os pesquisadores também estudarão como a manipulação das pequenas moléculas que ajudam a regular a expressão gênica no herpesvírus pode ajudar os profissionais de saúde a diagnosticar e tratar doenças bucais.

“Os vírus da herpes são únicos em sua persistência ao longo da vida no corpo humano e em sua capacidade de codificar microRNAs virais, que não apenas alteram suas próprias atividades genéticas, mas também as funções de seus hospedeiros”, disse Naqvi, professor assistente de periodontia na escola.

MicroRNAs são pequenas moléculas nas células que ajudam a controlar como os genes são expressos.

“O microRNA codificado por Herpesvírus ajuda o vírus a sobreviver de várias maneiras”, disse Naqvi. “Porque nós vemos uma correlação entre herpesvírus e inflamação oral, queremos examinar se os microRNAs se acumulam em tecidos orais inflamados e se eles prejudicam as respostas imunes do corpo.”