Dental Press Portal

HAPPY HALLOWEEN! – Guia de doces para crianças

doces
(Foto: reprodução)

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é mais uma das tradições americanas que acabou “pegando” no Brasil. No dia 31 de outubro, as crianças vestem fantasias assustadoras e saem pelo bairro, batendo nas portas dos vizinhos anunciando: “travessuras ou gostosuras?”, para ganharem guloseimas.

Preocupada com o excesso de doces ingerido pelas crianças em datas como essa (Halloween, Páscoa, Dia das Crianças e aniversários, por exemplo), a Associação Odontológica de Ontário, no Canadá, desenvolveu um guia de guloseimas, classificando os doces em “bons”, “maus” e “feios”.

>>> Leia também: Manchas dentárias podem indicar Hipomineralização Molar-Incisivo em crianças

Surpreendentemente, o chocolate não é a mais “terrível doçura”. Os dentistas elaboraram o guia com base no tempo que se leva para comer, quanto tempo o açúcar pode revestir a cavidade dental e a probabilidade que pedaços do doce grudem no dentes.

BOM – Todos os tipos de chocolate, porque se dissolvem rapidamente na boca. A lista “boa” inclui também chicletes com pouco açúcar (Trident), castanhas e sementes.

MAU – são doces mais duros como o balas, pirulitos e o outros. Esses doces levam muito tempo para se dissolver e podem danificar os dentes – e até arrancar lascas.

FEIO – categoria das guloseimas pegajosas, como caramelos e uvas passas, que ficam alojadas nos dentes podendo causar deterioração. Os doces azedos são os piores, porque contêm alto teor de ácido, que causa erosão no esmalte dos dentes.

>>>Leia também: Desenho animado reduz ansiedade em crianças durante tratamento dentário

Vale lembrar que os doces devem ser ingeridos em ocasiões especiais, e não fazer parte da dieta regular de qualquer criança. Os dentistas recomendam que o melhor momento para comer doces é logo após uma refeição, pois a saliva que produzimos enquanto comemos ajuda a proteger os dentes. E depois do docinho, é hora do fio dental e da escova.

Fonte: DentalTime

Sair da versão mobile