Dental Press Portal

Grupo de Estudos com Marcos Janson começa em outubro

marcos janson

“Braquetes 0,018” ou 0,022”?

Quanto aos slots, prefiro utilizar os de 0,022”, por alguns motivos:

a) Facilidade nas fases iniciais do nivelamento. Em grandes apinhamentos, o fio mais fino entra melhor no slot mais largo.

b) Possibilidade de se trabalhar com fios de maior calibre, que permitem maior eficiência na correção da curva de Spee e mantêm melhor a forma do arco durante a retração, Utilizo, também, os slots de calibre 0,018”, em algumas situações particulares. Durante as mecânicas de Classe II, seja com extrações ou sem extrações, existem movimentos antagônicos dos incisivos superiores contraos inferiores, ou seja: os incisivos inferiores tendem a aumentar sua inclinação vestibular durante a correção da curva de Spee e, também, em decorrência do uso de elásticos de Classe II e propulsores mandibulares; ao contrário, os incisivos superiores tendem a se inclinar para palatino durante essas mecânicas, principalmente quando são feitas somente extrações superiores. Esse antagonismo provoca um aumento no comprimento da arcada inferior e diminuição da superior, repercutindo na dificuldade de se estabelecer os corretos trespasses horizontal e vertical, com os caninos em Classe I. Isso tem sido erroneamente traduzido como problemas de tamanho de dentes ou discrepância de Bolton, indicando-se desgastes dentários inferiores quando, na verdade, o problema está na falta de controle de torque superior — que ocorre frequentemente, pois a maioria dos profissionais trabalha com fios de calibres menores do que o slot e, assim, o fio não faz a leitura do torque. Por isso, acho interessante, no tratamento da Classe II, trabalhar com slot 0,018” nos incisivos superiores eutilizar o fio de calibre 0,018” x 0,025” durante as mecânicas sagitais, pois o torque dos incisivos superiores será lido integralmente e, nos casos com extrações, o fio deslizará melhor durante a retração, pois nos posteriores o calibre do slot ainda será 0,022”. Essa utilização mista dos slot é conhecida como técnica bidimensional e, para aqueles que têm dificuldade em promover o torque nos fios, é uma ótima receita.”

Trecho da entrevista com Marcos Janson, publicada na revista Clínica de Ortodontia Dental Press de dezembro de 2015 (edição V14N6).

Esta e muitas outras filosofias de trabalho serão expostas e discutidas no 1º Grupo de Estudos com o Professor Marcos Janson na Dental Press, que terá início em 5 de outubro. Composto por seis módulos de três dias (confira a programação aqui), o curso apresentará a visão deste ortodontista respeitado, carismático, admirado e um tanto polêmico, nascido em uma famosa família de dentistas, os “Janson”. Especialista e Mestre em Ortodontia pela USP de Bauru, ele é autor dos best sellers “Ortodontia em adultos” e “Ortodontia objetiva – mecânica, elásticos intermaxilares e finalização”, ambos publicados pela Editora Dental Press.

Marcos Janson abordará o tratamento ortodôntico em adultos com dentadura hígida; tratamento interdisciplinar orto-perio-prótese-implantes; tratamento de grandes compensações e ortodôntico-cirúrgico; mecânica ortodôntica; elásticos Intermaxilares, tratamentos com reabsorções radiculares e dentes traumatizados; tratamento de casos atípicos; e finalização em Ortodontia.

Informações e inscrições pelos telefones (44) 3033-9803 e 9843-0099 (WhatsApp), ou pelo e-mail cursos3@dentalpress.com.br. No vídeo abaixo, publicado na página do professor no Facebook, ele explica melhor como funciona o grupo de estudos. Confira:

Sair da versão mobile