Dental Press Portal

Gel antimicrobiano pode melhorar resultados de canal radicular

Mais de 15 milhões de canais radiculares são feitos a cada ano, de acordo com a Associação Americana de Endodontistas. Durante o procedimento, a polpa e o nervo do dente são removidos antes do dente ser limpo e selado. Se bactérias, vírus ou fungos contaminarem o dente, outro procedimento de canal ou cirurgia deve ser feito. Agora, os resultados dos tratamentos do canal podem melhorar devido a um gel antimicrobiano descoberto e desenvolvido na Faculdade de Odontologia da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.

canal radicularGhaeth H. Yassen, professor auxiliar visitante, desenvolveu um gel antimicrobiano injetável que poderia desinfetar um dente durante o procedimento do canal radicular.

“Eu queria criar um gel que oferecesse propriedades antimicrobianas sustentadas, mesmo quando fosse removido. Eu também queria que ele tivesse um efeito tóxico mínimo nas células-tronco e não causasse descoloração dentária”, diz ele. “Criar um espaço antimicrobiano é especialmente importante durante os procedimentos clínicos endodônticos regenerativos.”

>>> Leia também: Comprimento de limas não influencia preparo de canal radicular

Yassen conta que o gel possui vantagens em relação aos medicamentos tradicionais, incluindo o hidróxido de cálcio, amplamente utilizado como agente antibacteriano.

“O gel oferece propriedades antibacterianas residuais prolongadas e significativamente mais longas, como foi demonstrado em artigos publicados no Journal of Endodontics e no International Endodontic Journal”, afirmou. “É biocompatível e contém uma baixa concentração de elementos antimicrobianos.”

De acordo com o pesquisador, os próximos passos do estudo incluem a otimização de uma versão do gel que é opaca para os raios-X e outras radiações, o que permitirá que os dentistas rastreiem o sistema do canal radicular.

Para ler o artigo na íntegra, acesse os sites da International Endodontics Journal e da Journal of Endodontics.

Fonte: Science Daily

Sair da versão mobile