Dental Press Portal

Fumar maconha pode causar doenças periodontais

 (Foto: Vitezslav Valka/Freeimages.com)
De acordo com estudo, existe forte associação entre o uso de maconha e periodontite (Foto: Vitezslav Valka/Freeimages.com)

Uma pesquisa publicada no Journal of American Medical Association (JAMA Psychiatry) constatou que pessoas que fumam maconha regularmente apresentam riscos mais elevados de desenvolver periodontite e inflamação óssea. O estudo, realizado na Nova Zelândia, é a primeira pesquisa que avalia, em longo prazo, a relação entre maconha e doença gengival.

Os autores utilizaram dados sobre o uso de maconha e cigarro em um grupo de 1.037 jovens adultos, nascidos entre 1972 e 1973, e descobriram uma “forte associação entre o uso de maconha e periodontite na idade de 32 anos”. Outras análises sugerem que consumidores da droga escovam menos os dentes e passam menos fio dental, além de serem mais dependentes do álcool.

O estudo foi realizado pelo National Institute of Dental and Craniofacial Research and the National Institute of Mental Health, National Institutes of Health, Medical Research Council of the United Kingdom e Health Research Council of New Zealand.

Acesse o artigo na íntegra, em inglês, aqui

 

Sair da versão mobile