Dental Press Portal

Freddie Mercury: uma voz incomparável e um sorriso peculiar

Problemas dentários perseguiram Freddie Mercury desde criança

Freddie Mercury tem uma das mais icônicas vozes da história da música e consolidou-se, mesmo após 27 anos de sua morte, como uma das principais figuras da cultura pop, o que lhe rendeu a cinebiografia, “Bohemian Rhapsody”, que está em cartaz  nos cinemas do mundo todo. Apesar de toda a irreverência do artista, quem procura um pouco sobre a história dele, logo percebe uma grande disparidade entre a personagem que subia nos imensos palcos em shows avassaladores para multidões e o homem tímido que concedia entrevistas para falar da carreira e vida pessoal.

Se no palco Mercury corria, tocava piano e violão, e conduzia o público quase como um encantador de cobras, em entrevistas ele se mantinha sereno e calmo ao responder qualquer indagação. Aos olhos mais atentos, todavia, um modus operandi é perceptível nessas conversas com jornalistas. Toda vez que ele sorria, levava a mão até a boca. O motivo do gesto era bem simples: vergonha do sorriso e dos dentes que tinha.

No palco, Mercury esbanjava seu 36 dentes sem vergonha e sem pudor

Enquanto um adulto com sorriso normal tem 32 dentes – oito incisivos, quatro caninos, oito pré molares e 12 molares –, o cantor tinha quatro dentes  supranumerários. Essa característica foi, durante toda a vida do cantor, motivo de vergonha ao sorrir. Apesar de não gostar do sorriso, Mercury tinha medo de fazer extração dos dentes “excedentes”  e tratamento ortodôntico, pois acreditava que isso poderia influenciar na forma como ele cantava, tanto na voz, quanto na forma como articulava as palavras.

Antes mesmo de adotar o nome artístico, quando era conhecido ainda como Farrokh Bulsara – uma criança nascida na Cidade de Pedra, em Zanzibar (hoje território da Tanzânia)  –, o sorriso do cantor já chamava a atenção nos colégios em que estudou na Índia (onde ganhou o apelido de Freddie) e em Londres, na Inglaterra.

 

>Inscreva-se em cursos de ortodontia

>Tenha acesso a mais de 6 mil artigos

>Assine revistas de sua área na odontologia

 

“Sorriso Cinematográfico”

Em “Bohemian Rhapsody”, Freddie Mercury é interpretado pelo ator Rami Malek. Característica física imprescindível para a verossimilhança da personagem com o cantor na vida real, a arcada dentária de Mercury deu trabalho para ser reproduzida. As próteses que Malek utilizou para interpretar o vocalista do Queen, apesar de gigantes, foram feitas em tamanho menor em relação ao que os dentes de Mercury realmente eram.

Uma prótese no tamanho real foi construído, entretanto, o material ficou desproporcional em relação ao rosto de Malek, o que fez com que Chris Lyon, o fabricante das próteses recorresse a um plano B, construindo uma arcada que ficasse em uma proporção adequada ao ator.

Lyon – o fabricante da Fangs FX (empresa que faz as próteses para produções hollywoodianas) – conversou com a Folha de São Paulo sobre as principais dificuldades de reproduzir o peculiar sorriso de Freddie Mercury.

Rami Malek interpretou Freddie Mercury na cinebiografia “Bohemian Rhapsody”

 

 

 

Sair da versão mobile