Dental Press Portal

Fluoretação da água potável pode diminuir o risco de doenças dentárias em crianças

O estudo constata que a fluoretação da água é uma forma equitativa e eficaz para reduzir a cárie entre as crianças economicamente desfavorecidas que normalmente têm mais elevadas taxas de doenças dentárias.
beber-agua-12Publicado no Jornal Internacional de Doenças Dental, o estudo avaliou o impacto  da fluoretação da água, comparando as mudanças na cárie entre 5 a 7 anos de idade em três comunidades ao longo de um período de quatro anos (2008-2012).
A fluoretação da água da comunidade, também conhecida como a fluoretação da água artificial, é a adição de flúor à água potável, com o objectivo de reduzir a cárie dentária. Esta medida de saúde pública ajusta a concentração de flúor natural da água recomendada para melhorar a saúde oral.
Na Austrália, a saúde bucal melhorou desde a fluoretação da água que começou na década de 1950 e os australianos que nasceram depois de 1970 têm, em média, metade do nível de cárie dentária da geração de seus pais

Os pesquisadores avaliaram mudanças na cárie dentária em três comunidades de NSW: Wyong (fluoretado), Gosford City (recém-fluoretada em 2008) e Byron / Ballina (não fluoretada).

– No início do estudo (2008), as crianças em Wyong tinham um nível significativamente menor de doenças dentárias do que aqueles em comunidades não fluoretada (Gosford e Byron / Ballina Shires).
– Dois anos mais tarde (2010), não havia nenhuma diferença significativa no nível de doenças dentárias entre as duas comunidades com fluoretação da água (Wyong e Gosford).
– Quatro anos mais tarde (2012) a doença dental nas comunidades Byron / Ballina não fluoretada foi quase o dobro das duas comunidades com fluoretação da água (Wyong e Gosford).

fonte: The University Of Sydney

Título original: Red tape stops oral health benefits of water fluoridation for kids

Leia o artigo completo no site – http://goo.gl/eoxwPm

**PUBLI**