Dental Press Portal

Pesquisadores falam sobre flúor na dieta de crianças

Em entrevista exclusiva ao portal DentistryToday, pesquisadores da Escola de Odontologia da Universidade de Indiana falam das descobertas de uma pesquisa sobre a quantidade de flúor contido nos alimentos das dietas de crianças.

flúor

Visto que o flúor é essencial para a saúde dos dentes, a pesquisa surgiu devido ao papel importantísismo da dieta das crianças em fornecer quantidades benéficas de flúor ao organismo dos pequenos.

Assim, a equipe de pesquisadores decidiu examinar a quantidade de flúor presente nos alimentos e bebidas tipicamente consumidos por crianças no Centro-Oeste americano, com idade média de 2 anos. A ingestão diária de flúor na dieta foi estimada usando uma análise de simulação. Confira a entrevista na íntegra, traduzida livremente pelo Portal Dental Press:

>>> Leia Também: Ativistas fazem petição à EPA para proibir a fluoração da água
Quais são as principais fontes de fluoreto para crianças?

Existem diferentes fontes de flúor dependendo da idade das crianças. A contribuição relativa dessas fontes para a quantidade total de fluoreto ingerida em um dia também varia de acordo com a faixa etária. Nosso estudo mostrou que a ingestão diária para crianças de 2 anos de idade depende dos alimentos normalmente consumidos por cada criança com base na sua escolha de alimentos e bebidas.

Especificamente, quais alimentos fornecem mais flúor?

Em nosso estudo, picolés, queijo Cheddar leve, passas, biscoitos salgados, manteiga de amendoim cremosa, tacos de queijo e de carne bovina, de frango ou de porco e batatas fritas simples eram os itens com maior teor de flúor. Relatórios anteriores incluíram peixes, chá e sardinha como itens com alto teor de flúor.

Qual é o papel da fluoretação pública de água na ingestão de flúor para crianças?

A água e o creme dental engolidos são as maiores fontes de ingestão de flúor para crianças com menos de 6 anos de idade. Estima-se que a água e bebidas a base d’água contribuem para aproximadamente 75% do flúor total consumido através da dieta, em comunidades que são otimamente fluoretadas. Isso não deve colocar essas crianças em risco de consumo excessivo. Nos níveis atualmente recomendados, a fluoretação da água da comunidade tem provado ser segura e eficaz.

>>> Leia Também: A polêmica do flúor – afinal, faz mal ou não?
Como os pais podem dizer se seus filhos estão recebendo flúor suficiente para prevenir a cárie dentária?

As crianças que vivem em comunidades onde a água é fluoretada já estão recebendo os benefícios do flúor. Além disso, os pais devem garantir que seus filhos estão escovando os dentes com uma pasta de dentes que contém flúor. Eles também devem visitar seu dentista, que pode recomendar fluoreto adicional.

Qual o impacto de muito fluoreto no desenvolvimento dos dentes?

Muito flúor consumido quando os dentes estão em desenvolvimento pode resultar em fluorose de esmalte. Nenhum outro efeito negativo na saúde tem sido associado ao consumo de água fluoretada nos níveis recomendados.

Há algo que os pais podem ou devem fazer para suavizar esse impacto?

Os pais devem supervisionar seus filhos enquanto escovam os dentes para evitar que eles engulam o creme dental. Se eles consomem muita água, eles devem testá-la para descobrir se tem muito flúor.

>>> Leia Também: USP divulga parecer técnico sobre artigo de Harvard que trata da fluoretação de água
Qual o papel dos dentistas para garantir que as crianças estejam recebendo as quantidades corretas de flúor?

Os dentistas devem continuar a apoiar a fluoretação da água da comunidade e avaliar o risco dos seus pacientes de desenvolverem cáries para desenvolver recomendações individualizadas de fluoreto.

Fonte: DentistryToday

Sair da versão mobile