Dental Press Portal

Fístula arteriovenosa após cirurgia ortognática: relato de caso

Autores: Danilo Passeado Branco Ribeiro, Eduardo Wajnberg, Marcelo Galindo Silvares, Thaís Pimentel De Sá Bahia, Hugo Leonardo Mendes Barros, Paulo Jose D’albuquerque Medeiros

Imagem de angiografia da face: área hipervascular em cavidade nasal direita, suprida por ramos distais da artéria esfenopalatina. (Fonte: Acervo Dental Press)

Resumo: A fístula arteriovenosa traumática (FAV) é uma comunicação anormal entre uma artéria e a veia que a acompanha, causada por uma laceração incompleta de ambos os vasos. As FAV raramente são relatadas após a cirurgia ortognática. O presente relato de caso é de uma paciente, sexo feminino, 38 anos, que apresentava deformidade dentofacial de Classe III e assimetria facial, e desenvolveu uma FAV envolvendo a artéria esfenopalatina, após osteotomia Le Fort I para avanço maxilar e uma osteotomia sagital do ramo, bilateral, para corrigir a assimetria. Não houve sangramento persistente durante a cirurgia e não havia necessidade de controle de sangramento por clips vasculares ou ligadura da artéria.

No décimo oitavo dia de pós-operatório, a paciente foi admitida no serviço de emergência do hospital onde havia sido operada, com epistaxe anterior e posterior. No intuito de controlar a hemorragia persistente, foi realizado tamponamento nasal anterior e posterior, bilateral, sem sucesso. A embolização seletiva bilateral dos ramos esfenopalatinos das artérias maxilares internas foi realizada com sucesso para controle do sangramento. O tratamento das FAV do sistema carotídeo externo inclui a excisão cirúrgica, ligadura da carótida externa e embolização transarterial, que pode ser realizada facilmente em lesões cirurgicamente inacessíveis, com risco muito baixo e morbidade mínima.

Quero ler o artigo na íntegra!

Este trabalho foi publicado originalmente no Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS). Gostou do conteúdo? Clique aqui e saiba mais sobre este periódico, a revista oficial do Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-maxilo-facial.

Sair da versão mobile