Dental Press Portal

Fim das cáries para pessoas com dentes sensíveis?

Ingerir bebidas geladas pode causar muita dor em pessoas com dentes sensíveis (Foto: Reprodução)

Bebida gelada é uma delícia, principalmente no verão, mas para pessoas com dentes sensíveis, pode causar muita dor. Essa condição pode ser tratada, mas muitos tratamentos atuais costumam não durar muito. Pesquisadores da Universidade de Wuhan, na China, relatam na edição de julho da revista ACS Applied Materials & Interfaces o desenvolvimento de um novo material com extrato de chá verde que poderia solucionar esse problema – e ajudar a prevenir cáries nesses pacientes mais suscetíveis.

A sensibilidade ao dente comum ocorre quando as camadas protetoras dos dentes são desgastadas, revelando um tecido ósseo chamado dentina. Este tecido contém tubos ocos microscópicos que, quando expostos, permitem que líquidos quentes e frios e alimentos entrem nas extremidades nervosas subjacentes nos dentes, causando dor.

(Foto: Reprodução do artigo original)

A dentina desprotegida também é vulnerável à formação de cáries. Conectar estes tubos com um mineral chamado nanohidroxiapatita é uma abordagem antiga para o tratamento da sensibilidade. Mas o material não resiste bem à escovação, mastigação, erosão ou ácido, produzidos por bactérias causadoras de cáries. Os autores da pesquisa queriam atacar a sensibilidade e combater a bactéria ao mesmo tempo.

Os pesquisadores encapsularam a nano-hidroxiapatita e um polifenol de chá verde – epigalocatequina-3-galato, ou EGCG – em nanopartículas de sílica, que podem resistir ao ácido e ao desgaste. O EGCG foi demonstrado em estudos anteriores para combater Streptococcus mutans, que forma biofilmes causadores de cáries. Testes em dentes do siso extraídos mostraram que o material tapou os túbulos dentinários, liberou EGCG durante pelo menos 96 horas, levantou-se para erosão dentária e escovação e impediu a formação de biofilme, além de apresentar baixa toxicidade.

Com base nessas descobertas, os pesquisadores dizem que o material pode ser um bom candidato a combater a sensibilidade e as cáries nos dentes.

Veja aqui o abstract do artigo original, em inglês. 

 Fonte: Tradução livre do Science Daily


Sair da versão mobile