Dental Press Portal

FDA proíbe uso de luvas com talco nos EUA

A Food and Drug Administration (FDA) emitiu uma norma proibindo o uso da maioria das luvas médicas com talco nos Estados Unidos. A regra, que entra em vigor em 18 de janeiro, aplica-se a luvas de exame de paciente, luvas com talco de cirurgiões e ao pó absorvível usado para lubrificar luvas de cirurgiões.

(Fonte: Reprodução)
Luvas com talco representam um risco de doença ou lesão para os prestadores de cuidados de saúde, pacientes e outros indivíduos que estão expostos a elas. (Fonte: Reprodução)
>>> Leia Também: Pesquisa revela materiais ingeridos por pacientes durante tratamentos dentários

“Embora o uso dessas luvas esteja diminuindo, elas representam um risco irracional e substancial de doença ou lesão para os prestadores de cuidados de saúde, pacientes e outros indivíduos que estão expostos a eles, que não podem ser corrigidos por meio de rotulagem nova ou atualizada”, disse a agência, propondo a proibição em março de 2016.

A FDA observou que a proibição não se aplica ao talco utilizado no processo de fabricação de luvas não pulverizadas, onde o talco não se destina a ser parte do produto final. Além disso, afirmou que as luvas não pulverizadas devem incluir não mais do que vestígios de pó residual destes processos e que a agência encoraja os fabricantes a garantir que tenham a menor quantidade de talco possível.

>>> Leia Também: Entidade Europeia exige o fim do uso de amálgamas dentárias

O pó que às vezes é adicionado a luvas de látex de borracha natural para torná-las mais fáceis de colocar e tirar pode transportar proteínas que podem causar reações respiratórias alérgicas, disse a FDA. “Embora as luvas sintéticas com talco não apresentem o risco de reacções alérgicas, estes dispositivos estão associados a uma extensa lista de eventos adversos potencialmente graves, incluindo inflamação grave das vias aéreas, inflamação de ferida e adesões pós-cirúrgicas, que são bandas de tecido cicatricial fibroso que se formam entre os órgãos internos e os tecidos. Estes efeitos secundários foram atribuídos ao uso de talco com todos os tipos de luvas. “

Fonte: DentalTribune

 

Sair da versão mobile