Ícone do site Dental Press Portal

Falta de um dente pode causar prejuízos na saúde geral do organismo

A questão estética desponta como principal preocupação daqueles que perdem um ou mais dentes. Os dentistas alertam, entretanto, que os problemas de saúde gerados por essa perda podem ser muito maiores – e devem ser alvo principal da atenção dos pacientes.

A dentista Cristiane Munhoz, especialista em Reabilitação Oral, explica que, além da estética, dois outros tipos de problemas podem ocorrer: os específicos e os gerais. Os específicos são aqueles que acometem diretamente a saúde bucal, tais como: movimentação dentária (os outros dentes se movem, ficando tortos), inflamação gengival, perda óssea, flacidez nas bochechas e nos lábios e dificuldade de mastigar.

Já os gerais englobam a aparição de dores de cabeça, problemas nutricionais, traumas dos músculos faciais e até problemas psicológicos. Vale lembrar que a presença de bactérias em locais vulneráveis pode acarretar problemas ainda mais complicados, como infecções.

“Depois que o dente é perdido, é necessário que haja um planejamento do dentista com o paciente, no que se refere à Reabilitação Oral. É possível restabelecer o que foi perdido através da devolução das funções mastigatória, fonética, muscular e estética por meio do uso de próteses, implantes e plásticas gengivais”.

A especialista lembra que a regra para a prevenção é simples: manter os hábitos de higiene bucal e fazer visitas periódicas ao dentista.

“O cuidado da saúde bucal desde a infância pode garantir que uma pessoa preserve seus dentes durante toda a vida. Ao cuidar da higiene da boca é possível afastar doenças como a cárie e a doença periodontal (inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes), que atualmente, são as duas maiores responsáveis pela perda dos dentes dos brasileiros”, afirma a dentista.

                                                                                                                                             

Cristiane Munhoz é formada em Odontologia pela Universidade Santa Cecília (Santos – SP, 2003) e cursa Especialização em Reabilitação Oral e Estética na São Leopoldo Mandic. Possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Prótese sobre Implante, Prótese Total, Prótese Fixa, Prótese Removível, Oclusão e Endodontia. Atua na área de Reabilitação Oral e Estética, área da Odontologia que se utiliza de recursos para recuperar o sistema estomatognático (dentes, músculos e articulações) integrando todas as especialidades odontológicas para devolver função, saúde bucal e estética ao paciente.

 

Fonte : lifeclinicacampinas.wordpress.com

Sair da versão mobile