Dental Press Portal

Faleceu Dr. Waldyr Janson, professor e fundador da FOB/USP

 

O professor doutor Waldyr Janson, da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), morreu, às 6h05 desta segunda-feira (3), aos 82 anos de idade, por falência múltiplas dos órgãos e estava internado no Hospital da Unimed, em Bauru.

Janson passou por cirurgia em agosto do ano passado, após uma hemorragia cerebral decorrente de uma queda, o que deixou sua saúde debilitada.

Ele atuava como professor titular da disciplina de prótese, na FOB-USP. Janson teve papel importante na construção da faculdade e trouxe conceitos inovadores na área da periodontia, além de formar também filhos muito atuantes na Odontologia.

O corpo de Janson será velado hoje no Teatro Universitário da FOB, a partir das 14h30. O enterro ocorrerá nesta terça-feira (4), às 11h, no Cemitério da Saudade.

 

waldyr_jason_destaque

 

Seu filho Dr. Marcos Janson, em seu livro editado pela Dental Press, escreveu a seguinte homenagem:

“Essa foto foi tomada na década de 90 e para mim tem um significado especial. Nessa mesa, era onde eu me reunia com meu pai, que estava sempre estudando e absorto em seus pensamentos, para conversar sobre qualquer assunto, meus desejos, conquistas e sonhos. Quase toda noite ele ali se encontrava, e se encontra ainda hoje, estudando, mas disponível quando precisávamos conversar. Apesar de sua vida atribulada, acadêmica e no consultório, tivemos uma vivência ótima, onde hora alguma me senti desamparado, logicamente porque, ao seu lado, encontrava-se minha mãe, Deborah, mulher de fibra, corajosa, que nos deu amor, educação, que supria sua ausência e lhe dava apoio para que pudesse se dedicar ao seu trabalho.

 

Quando se admira uma pessoa, inconscientemente, se trilha um caminho semelhante. Hoje vivo uma situação parecida. À noite, principalmente nos últimos 3 anos, me encontro no escritório estudando ou escrevendo e meus filhos vêm conversar comigo, contar suas aventuras do dia. Confesso que, às vezes, não presto atenção e quando dou por mim eles já saíram. Talvez, este seja o preço mais caro na dedicação ao trabalho. Sei que minha esposa Telma supre, de maneira redobrada, a minha ausência, no entanto, peço à Deus que meus filhos me vejam assim como vejo meu pai, um exemplo de dedicação à família, ao trabalho e, principalmente, aos princípios de amizade, lealdade e honestidade e que os nossos momentos passados juntos tenham em qualidade aquilo que falta em quantidade.

 

A estante que se encontra às costas do meu pai, hoje está comigo e nela está essa foto, sempre me inspirando e me lembrando os bons momentos vividos.” (Marcos Janson)

 

Sair da versão mobile