Dental Press Portal

Morre em São Paulo Dr. Carlos Martins Coelho Filho

 carlos_martins_destaque

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (6), aos 72 anos, o professor Dr. Carlos Martins Coelho Filho, criador do Aparelho de Protração Mandibular (APM). Ele estava internado desde dezembro, em São Luís, no Maranhão, cidade onde morava, e havia sido transferido para o hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, há cerca de 15 dias.

O corpo está sendo velado na casa funerária Pax União, na capital maranhense, e o sepultamento ocorrerá na sexta-feira (7), às 17 horas, no Cemitério Parque da Saudade. Ele deixa sua esposa, Rosa Maria de Oliveira Coelho, os filhos Eduardo e Fábio e a nora Carla.

Dr. Carlos Martins, desde os anos 1990, desenvolvia pesquisas e aplicações clínicas no desenvolvimento de uma aparelho de protração da mandíbula. Em 1995, o importante periódico internacional de Ortodontia, o JCO – Journal of Clinical Orthodontics, publicou seu primeiro artigo anunciando o seu aparelho entitulado APM, destacando o trabalho na capa da edição. Dr. Carlos aperfeiçoou o aparelho de forma incessante e passou a publicar e compartilhar com seus pares em cursos, periódicos, congressos nacionais e no programa Excelência na Ortodontia, que desde sua primeira edição, em 1999, tinha-o entre seu corpo docente.

 

Trabalhos:

Confira online alguns dos artigos de Dr. Carlos Martins publicados pela Dental Press:

– Emprego Clínico do Aparelho para Projeção da Mandíbula 

O Aparelho de Protração Mandibular no fechamento dos espaços dos primeiros molares permanentes ausentes em adultos 

– O Aparelho de Protração Mandibular IV 

 

Repercussão:

Dr. Carlos Martins Coelho Filho foi professor por três décadas na Universidade Federal do Maranhão e ativo professor em cursos de especialização em todo o Brasil. A repercussão de sua morte pode ser, parcialmente, acompanhada pelas redes sociais. (clique aqui)

 

Sair da versão mobile