Dental Press Portal

Facetas dentárias, Ortodontia e bom senso

“Ultimamente, um dos assuntos que mais nos têm conduzido à reflexão é a “overdose” de indicações das facetas dentárias, as quais ocuparam lugar de destaque no cenário dos sofisticados tratamentos estéticos atuais. Apesar de trazerem grande benefício à autoestima e ao bem-estar das pessoas, a falta de critérios na sua escolha e o exagero das suas indicações tornaram-se preocupantes, especialmente quando são sugeridas com a proposta de SUBSTITUIR a Ortodontia. Por mais ansiosas e imediatistas que estejam as pessoas, por mais intolerantes que sejam com o tempo requerido pelo tratamento  ortodôntico, todas precisam ser devidamente orientadas. A decisão de facetar dentes é muito delicada e o ortodontista precisa ter conhecimento e preparo para conduzir corretamente seus pacientes nesse processo decisório.”

No artigo de opinião Facetas dentárias, Ortodontia e bom senso (2017), os autores Máyra Reis Seixa, mestre em Ortodontia, e Leonardo Muniz, mestre em Clínica Odontológica, demonstram a necessidade da integração entre Ortodontia e as demais especialidades odontológicas. Eles também discutem a propagação desenfreada do tratamento com facetas laminadas, ignorando-se as más oclusões, deformidades faciais e a correta função mastigatório.

Para os autores, a decisão de facetar dentes deve acontecer após criteriosa avaliação sobre as vantagens e limitações das técnicas. Por isso, eles apresentam as principais diferenças entre facetas dentárias em cerâmica e facetas dentárias em resina composta.

>>>Baixe o artigo na íntegra!

 

Sair da versão mobile