Dental Press Portal

Explosão de dentes e outras histórias, por Thomas Morris

Há 200 anos, um dente explodiu, segundo relatos de autor.

Reza a lenda que, há 200 anos, um homem sofria de aguda dor de dente. Ele tentou inúmeros tratamentos, mas não obteve êxito. Eis que um dia, ao ressoar de um estouro, a paz chegou. O barulho, que mais parecia um tiro ou um disparo de carabina, foi a explosão do dente do homem que, imediatamente, parou de doer.

Esse relato esta presente no livro do ex-repórter da BBC, Thomas Morris, intitulado “O Mistério dos Dentes que Explodiam e outras curiosidades da história da medicina”. O caso que, aparentemente era isolado, ganhou repercussão na internet e, segundo o autor do livro, outras pessoas relataram situações parecidas.

Entre as principais teses apuradas pelo autor, que justificam a “explosão dental”, estão o uso de produtos indevidos para tratar a cárie e mudanças abruptas de temperatura. Apesar das teorias nenhuma descoberta oficial foi registrada. O Prof. Dr. Alberto Consolaro, patologista bucal, destaca que, muito provavelmente, a explosão não tenha sido de fato uma explosão. Ele explica:

“Talvez um trauma oclusal, com ou sem bruxismo, tenha feito – no momento da dor e do apertamento (ou bruxismo) –, que o dente se fraturasse aliviando a dor. Dentro da boca, o barulho pode ter sido de uma explosão para o paciente. Fora isso, é difícil explica uma explosão”, disse o patologista.

Quem ficou curioso para conhecer um pouco mais das histórias que Morris compilou, tem de esperar o lançamento da obra no Brasil. Atualmente o livro encontra-se apenas e inglês e é de difícil acesso no Brasil.

Sair da versão mobile