Dental Press Portal

Pesquisadores comparam efeitos de dois disjuntores na expansão maxilar em fissurados

A fissura labiopalatal (FLP) é uma anomalia relativamente comum, a qual afeta o complexo craniofacial. Durante os primeiros anos de vida, pacientes com FLP são submetidos a cirurgias reparadoras primárias. O tecido cicatricial proveniente dessas intervenções, muitas vezes, compromete o correto crescimento e desenvolvimento da maxila, induzindo, com frequência, a uma atresia maxilar. Sendo assim, a expansão rápida da maxila (ERM) é uma modalidade terapêutica comumente empregada para corrigir essa deficiência transversal.

expansão rápida da maxila
Aparelhos avaliados: A) Hyrax modificado; B) Mini-Hyrax invertido (iMini) (Foto: Reprodução/Dental Press)

Diante disso, os pesquisadores Daniel Santos Fonseca Figueiredo, Lucas Cardinal, Flávia Uchôa Costa Bartolomeo, Juan Martin Palomo, Martinho Campolina Rebello Horta, Ildeu Andrade Jr e Dauro Douglas Oliveira desenvolveram estudo que avalia e compara os efeitos esqueléticos e dentários dos disjuntores Hyrax modificado e Mini-Hyrax invertido na expansão rápida da maxila de pacientes com fissura labiopalatal.

A pesquisa Efeitos da expansão rápida da maxila em pacientes fissurados, utilizando dois tipos de disjuntores, foi publicada na Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO).

 

Baixe o artigo na íntegra!

 

Sair da versão mobile