Dental Press Portal

Excelência na Ortodontia reúne professores destaque na Dental Press

Toda semana de Excelência na Dental Press, seja de Ortodontia, Estética ou Implantodontia, é assim: os mais renomados professores de cada especialidade se reúnem para falar a um público seleto e de alto nível. Ao longo desta semana, entre os dias 9 e 13 de julho, a 20ª turma do Excelência na Ortodontia recebe 10 professores que são referências em suas áreas de atuação.

Na segunda-feira, Jorge Faber, de Brasília (DF), abriu os trabalhos falando sobre as novas técnicas e tecnologias na otimização do tratamento ortodôntico. Ex-editor-chefe da Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e do Journal of World Federation of Orthodontists (JWFO), ele é doutor em Biologia-Morfologia pelo Laboratório de Microscopia Eletrônica da Universidade de Brasília (UnB) – instituição onde atua no programa de pós-graduação em Odontologia.

Excelência na Ortodontia
Jorge Faber abriu o 3º módulo do 20º Excelência na Ortodontia (Foto: Dental Press)

No mesmo dia, Henrique Villela contemplou o uso dos mini-parafusos na Ortodontia contemporânea. Além de professor do Excelência na Ortodontia e Consultor Científico da Revista Clínica Dental Press, é especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Associação Brasileira de Odontologia da Bahia (ABO-BA), mestre em Ortodontia do programa de pós-graduação em Odontologia da Uniararas (SP) e também Consultor Científico da empresa SIN – Sistemas de Implantes Nacionais (SP).

Na terça-feira, Nelson Mucha e Mike Bueno comandaram o auditório. Mucha, que é especialista em Prótese Dental, mestre e doutor em Ortodontia pela UFRJ, professor titular de Ortodontia na Faculdade de Odontologia da UFF (Niterói – RJ), deu dicas importantes para se alcançar a excelência na finalização ortodôntica. Mike Bueno discorreu sobre a radiografia digital, passando pela fotografia e tomografia. Fotógrafo profissional e dentista, Bueno é Professor de Diagnóstico Bucal na Universidade de Cuiabá (UNIC) e autor do livro Pantanal Selvagem (Ed. Entrelinhas).

Na quarta-feira, os participantes do curso tiveram a oportunidade de passar algumas horas ao lado de duas referências da Ortodontia nacional: Osmar Cuoghi, que falou sobre biomecânica aplicada à clínica, e o veterano Renato Rodrigues de Almeida, que discorreu sobre seu tema preferido: a Ortodontia preventiva. Doutor em Ortodontia e Odontologia em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Bauru, Cuoghi atualmente é professor Adjunto do departamento de odontologia infantil e social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP. Já Renato Almeida, que atua na Odontologia há 53 anos, é professor titular do Curso de Mestrado Acadêmico em Ortodontia da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), em Londrina (PR).

A ortodontia preventiva é o tema preferido do veterano Renato Almeida (Foto: Dental Press)

Na quinta-feira, dois pesquisadores renomados apresentaram seus temas na Dental Press. Jonas Capelli, atual presidente do Board Brasileiro de Ortodontia (BBO), é dono de uma carreira brilhante na Ortodontia, toda construída na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ): é Doutor e Livre Docente, Professor Associado e também coordena os cursos de Especialização e o Doutorado em Ortodontia na instituição. No Excelência na Ortodontia, falou sobre o planejamento do tratamento das diferentes faixas etárias de pacientes classe III. No período da tarde, Guilherme Janson abordou o tratamento de casos assimétricos. Ele, que tem vasta experiência no assunto, é autor de dois livros e dezenas de artigos científicos. Atualmente, ele exerce docência na FOB-USP, instituição onde concluiu seu doutorado.

No último dia do módulo, dois autores de livros publicados pela Dental Press falam ao alunos. Carlos Cabrera, autor do livro Orthológica – Soluções ortodônticas lógicas, vencedor do prêmio Jabuti, apresentou o tema de seu livro ilustrado com diversos casos clínicos. Para encerrar a semana, Erty Silva, idealizador dos Sistemas Ertty, descritos no livro Sistemas Ertty – Ortodontia, DTM, Oclusão, fala sobre novas tendências em Ortodontia.

Veja as fotos da semana:

[flickr_set id=”72157698488991724″]

Sair da versão mobile