Dental Press Portal

Como evitar o escurecimento do tecido ao redor do implante

Muitos dentistas são procurados por pacientes que desejam melhorar a aparência do implante. Alguns deles apresentam uma cor escura no tecido em torno da coroa dos implantes.

Captura de Tela 2016-03-29 às 11.23.46Existem muitas razões pelas quais o tecido escurece. As razões mais comuns para esse fenômeno são a cor dos abutments, material dos abutments, e a espessura dos tecidos moles.

A cor escura em torno da coroa do implante é pouco atraente. Alguns deles têm abutments metálicos que aparecem acima de sua margem gengival. Como dentistas, devemos pensar sobre como utilizar um abutment personalizado estético ou pode ser que seja necessário aumentar a espessura do tecido facial.

Um estudo foi publicado no International Journal of Periodontics and Restorative Dentistry em 2008. Os cientistas fizeram algumas análises de materiais como titânio e zircônia. Esses materiais foram utilizados com e sem o recobrimento de cerâmica. Os cientistas usaram o tecido com três espessuras diferentes para essa experiência. Para a avaliação da cor, eles usaram um espectrofotômetro e a inspeção olho nu. Os resultados mostraram que todos os materiais para restauração causam mudanças da cor do tecido. O estudo também mostrou que a mudança de cor é menos visível com um aumento da espessura do tecido mole. O titânio apresentou uma mudança de cor mais proeminente.

A zircônia mostrou os melhores resultados. Mesmo no tecido com 2-3 mm não houve alterações visíveis na cor. É importante ressaltar que o olho humano não percebeu nenhum alteração nas cores do tecido de espessura 3,0 mm para ambos os materiais.

 

Para ver um exemplo de caso selecionado, clique aqui

 

texto originalmente publicado em: dental-time.org

 título original: How to deal with dark tissue around implants?

.

.

**PUBLI**

Inscreva-se no Excelência na Implantodontia da Dental Press

acesse – www.dentalpresscursos.com

Sair da versão mobile