Ícone do site Dental Press Portal

Estudo relaciona bactérias na boca à pressão alta em idosas

Uma pesquisa publicada pela Journal of the American Heart Association, descobriu e associou bactérias presentes na boca com a hipertensão em mulheres mais idosas. O periódico é uma revista com revisão por pares da American Herat Association.

A pressão arterial elevada é tipicamente definida por duas medições: pressão arterial sistólica (a pressão de medição do número superior quando o coração bate)  e pressão arterial diastólica (o número mais baixo indicando pressão entre batimentos cardíacos).

Embora pesquisas anteriores tenham indicado que a pressão arterial tende a ser maior em pessoas com doença periodontal existente em comparação com as que não a tem, os autores do artigo acreditam que este estudo é o primeiro a examinar  a associação entre bactérias bucais com a incidência de hipertensão.

“Uma vez que a doença periodontal e a hipertensão são especialmente prevalentes em adultos mais velhos, se uma relação entre as bactérias bucais e o risco de hipertensão pode ser estabelecida, pode haver uma oportunidade para melhorar a prevenção da hipertensão através de cuidados bucais direcionados”, disse um dos autores do estudo, Dr. Michael J. LaMonte da Universidade de Buffalo.

Os pesquisadores avaliaram dados de 1.215 mulheres depois da menopausa (idade média de 63 anos na matrícula do estudo, entre 1997 e 2001). Na inscrição do estudo, eles registaram a pressão arterial e recolheram placas orais abaixo da linha das gengivas. Também observaram o uso de medicamentos, histórico médico e estilo de vida para avaliar se existe uma ligação entre as bactérias e a hipertensão nas mulheres mais velhas.

Os autores identificaram 245 estirpes únicas de bactérias nas amostras de placa. Quase um terço das mulheres que não tinham hipertensão ou que não foram tratadas para hipertensão no início do estudo foram diagnosticadas com pressão arterial alta, durante o período de seguimento, que era uma média de 10 anos.

Sair da versão mobile