Ícone do site Dental Press Portal

Estudo mostra a utilização do ácido Zoledrónico na restauração dentária

Relatório de pesquisa dirigido por Salvatore Sauro, Professor na Universidade CEU Cardenal Herrera em Valencia, Espanha, em colaboração com pesquisadores internacionais demonstrou como o uso de ácido zoledrónico, em combinação com materiais restauradores bio-ativos de libertação de iões à base de resina utilizado como adesivo dental, reduz a degradação de colagénio e promove a remineralização da dentina na interface resina-dentina.

O ácido zoledrónico (C5H10N2O7P2) é utilizado como tratamento para a osteoporose e cancro dos ossos. Pela primeira vez, o Professor Salvatore Sauro, em colaboração com pesquisadores internacionais da Finlândia, Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, demonstrou que o ácido zoledrónico em combinação com os sistemas à base de resina bio-ativos de libertação de de iões à base de resina pode ser aplicado na restauração dentária como uma estratégia inovadora para reduzir a degradação de colagénio/dentina e aumentar os processos de remineralização da interface resina-dentina.
O ácido zoledrónico é uma classe de medicamentos chamados bifosfonatos. Actua diminuindo a degradação do osso, aumentando a densidade óssea e diminuir a quantidade de cálcio libertado dos ossos para o sangue. O ácido zoledrónico é utilizado para prevenir ou tratar a osteoporose em mulheres na menopausa, é também utilizado para tratar a osteoporose em homens, e para prevenir ou tratar a osteoporose em indivíduos que estão a tomar gluco- corticóides.
Fonte: Zoledronate and Ion-releasing Resins Impair Dentin Collagen Degradation. Journal of Dental Research, 2014; 93 (10): 999 DOI: 10.1177/0022034514546043

 

 

 

Sair da versão mobile